03 novembro 2010

Frutos do Outono, "Vacas"

 Hoje vamos falar de "VACAS"


 Um cogumelo que se apanha nesta altura e que é uma delicia de saborear e chorar por mais. Por ser tão deliciosa é difícil de apanhar, normalmente, quando chegamos ao sitio, já lá passou alguém.



mas há sempre muitos outros cogumelos que vemos e não apanhamos, pois não está na nossa arte apanhá-los, embora sejam bonitos de ver e ficam bem na fotografia, como este magote em cima ou essa espécie de pudim abaixo
 
Mas hoje a estrela é mesmo a "Vaca" que depois de ser apanhada no seu leito, é lavada, retira-se  a pele fina avermelhada, que se vê na foto, depois vira-se e retira-se, com muito cuidado, uma boa camada esponjosa, deixando o interior livre para ser cortado e refogado com bom azeite, dente de alho e um pouco de cebola, um nada de louro e um toque de alecrim. pode potenciar o paladar misturando no final do refogado um ovo inteiro que será mexido durante dois minutos . Tem um toque tenro e macio, que não se assemelha a nada mas é magnifico.

Por ser tão delicioso é que antigamente lhe puseram o nome de "VACA," pois era carne, sonhada, a que raramente punham o dente, daí ser comparada à vitela/vaca.
Agora que fica aqui a receita e a imagem, é só ir apanhá-las e....

Bom apetite.
At Ento

1 comentário:

O Bicho disse...

Interessante descrição e perfeita explicação, a deste "post da Vaca".