At Ento
31 dezembro 2008
Natal 2008, A FOGUEIRA
Hoje falamos da FOGUEIRA que a tradição nos impõe como um acto criador do lume que há-de acompanhar-nos ao longo do ano, fazendo desta forma sentir entre cada um o calor da boa vizinhança e da amizade que une uma comunidade, nesta caso a nossa que muito estimamos.
A Fogueira deve ser feita com o Lenho que aparece no lugar onde há-de arder. Por cá o nosso lenho assenta nas CANHOTAS, que se vão descobrindo onde, por vezes, nem o diabo as encontra, mas: (os "MOÇOS" sabem-na toda) e lá as vão buscar. Antigamente à custa de muito esforço e segredo, agora com o auxilio de máquinas e na hora certa lá está pronta para receber a pequena chama inicial
Que há-de começar a brilhar faiscando em milhões de faúlhas
até chegar à luminosidade que nesta noite rivaliza com o sol
e neste cenário começa a animação: primeiro dois
E um artista da guitarra e da animação, grande Carlos!
Depois três
Depois... bem depois é a toda a gente que sebe que deve ir à fogueira, pois esta é uma noite de "luz" e assim, quer antes de Missa do Galo ou depois, todos terão de passar por aqui. Se assim não for nem parece Natal. Costuma-se dizer.
Mais um jeito para que a FOGUEIRA continue linda, sob o olhar terno da assistência
e assim, em Parambos, a noite vai passando com vida e alegria, graças à boa vontade e esforço de uns tantos, e o Espírito de Natal se transforma em calor humano que aqui deixamos a brilhar para os que não puderam cá estar, mas que estão sempre no pensamento de alguém de cá.
Continuação de Boas Festas.
At Ento
24 dezembro 2008
Natal 2008, as canhotas da fogueira
E a fogueira começou a ganhar forma, mas para isso foi preciso o empenho já tradicional de um grupo pessoas que unindo as suas vontades mantém viva esta tradiçao que dá calor e brilho ao Natal.


Porque é Parambos Noticia? pelo espirito verde Claro!
Porque será que Parambos é noticia no Jornal

Este sentir está bem patente na criatividade do "gesto" falado que sai naturalmente quando se gosta, como o Daniel que um dia criou o nome da lenda "LEVEZINHO"
e assim se continua a história da nossa aldeia que nos surpreende cada dia no nosso dia-a-dia.
Da nossa parte uma vénia ao Jornal Record, a quem apresentamos as nossas saudações com votos de Boas Festas a toda a equipa e aos seus fieis leitores
At Ento/ViverParambos
23 dezembro 2008
Natal 2008, O Postal de Natal da Comissão de Festas
Apresentamos hoje o Postal de Natal da COMISSÃO de FESTAS DE S. BARTOLOMEU de PARAMBOS, que é dirigido a todos os amigos de Parambos, estejam eles onde estiverem.
At Ento
21 dezembro 2008
Saudação à Estação que hoje começa
Saudamos o Inverno que hoje entrou Soalheiro o Frio e que abre a época por excelência que é o Natal
A nossa aldeia Acordou com o a promessa de sol e teve-o todo o dia ficando com a luminosidade que a imagem ilustra
Ao nível do solo, mesmo quando o sol lá chegava a geada nocturna teimava em brilhar, quais cristais efémeros que resistem enquanto podem e brilham enquanto resistem
As árvores exibem cada uma a sua personalidade, com folhas verdes, com folhas secas que perduram e sem folhas.
A Igreja Paroquial, ali como sempre, observa todo este passar do tempo sem sair do sítio, mas nas suas paredes e ao redor ficam as sombras do quotidiano e o silêncio murmurante da brisa que paira por ali vinda desses montes longínquos.
E lá ao fundo, nas costas do Senhor da Boa Morte o mar de nevoeiro ameaça "borrasca" mas só lá para o vale do Tua e do Douro e parece que é só para armar, pois no Tua e Ribalonga o nevoeiro faz "lorca" quer dizer: o nevoeiro sobe acima da aldeia do Tua mas não chega a Parambos, logo fica ali no meio termo e nós por aqui podemos admirar este belo efeito
Só nós sabemos porque gostamos tanto desta aldeia.
18 dezembro 2008
Natal 2008, O Postal de Natal
Apresentamos hoje o nosso postal de natal 2008, com o espírito e inspirado no verde da comunidade que é a Aldeia Mais Verde de Portugal

Que o espírito das Festa seja de Alegria e de Felicidade, para todas as famílias e extensivas a todos os nossos Bloguistas e Amigos que nos visitam, votos de FESTAS FELIZES, sempre com os desejos de que se sintam bem aqui estando em qualquer lugar do mundo.
At Ento
15 dezembro 2008
Natal 2008. O Presépio.
Hoje vamos falar do Presépio, no seguimento da prosa que falava do Musgo, vamos ver hoje para que serviu.

Para atapetar o chão da casa presépio, erguida no Chôpo, bem no centro da Nossa aldeia, para desta forma tornar mais acolhedor aos personagens que vão estar por aqui.

Eis a casa presépio cheia de animação. Todos estão nos seus lugares, Maria, José e o Menino com o Burrinho e a vaquinha, os pastores também já chegaram e até os Reis magos quiseram marcar a presença desde já e assim ficarão neste ambiente verde, estão pois em casa.
O Leão será o guardião deste cenário que a seus pés brilha e reflecte o espírito de Natal

Por aqui ficará até aos Reis, como é da tradição, para todos o poderem admirar e sentir que é bom estar em casa. Os que estiverem longe ficarão com esta imagem que lhes dá a certeza de que as tradições, por cá continuam em memória de todos.
deixamos os merecidos parabéns aos esforçados autores deste magnifico momento.
At Ento
14 dezembro 2008
Últimas de Alvalade XXI -Taça da Liga -.
Assim começa a caminhada desta nova modalidade, em que o Sporting ganha os três pontos em disputa nesta série de grupos.
Foi uma bela partida com momentos sublimes com o 2º golo, espectacular chapéu de liedson, um momento para recordar, o mais bonito da temporada, dizem os comentadores da Antena 1.
Estamos pois verdes de contentes por mais esta vitoria que festejamos
At Ento
11 dezembro 2008
Actividades desportivas e recreativas
Foi num ambiente acolhedor, na sede do S.C.PARAMBOS, que se realizou o torneio da sueca, de 7 de Dezembro de 2008.
com a compenetração própria dos grandes momentos.
que exigem a contagem atenta das jogadas
Em silêncio de campeonato
com espírito desportivo
Tudo decorreu com a normalidade de quem sabe jogar para ganhar ou perder, pois depende não só da arte mas das cartas.
At EntoSaudações aos concorrentes por estarem aqui em mais uma actividade da Comissão de Festas de S. Bartolomeu de Parambos.
09 dezembro 2008
ÚLTIMAS DO MUNDO, SPORTING VENCE NA SUIÇA
UMA PRIMEIRA PARTE DE PRIMEIRA, COM CHUVA E COM NEVE E MUITA GARRA. DJALÓ CONCRETIZOU UMA BELA JOGADA QUE NOS DEU AQUELE SABOR DA VITÓRIA QUE MUITO NOS ALEGRA.

COM ESTA VITÓRIA EM BAZILEIA, O SPORTING ALCANÇA 12 PONTOS, QUATRO VITÓRIAS, NUNCA O SPORTING FOI TÃO LONGE, NESTE "CAMPEONATO" cOM MUITO SACRIFÍCIO CONSEGUIRAM VENCER ESTE JOGO QUE FAZ HISTÓRIA.
ESTAMOS POIS VERDES DE CONTENTES
At Ento
Natal 2008. O Musgo.
O Espírito de Natal, começa nos lugares mais simples, mas bonitos pela serenidade que emanam, os montes
Assim quando se pensa Natal, pensa-se musgo. É verdade, como não há Natal sem presépio, o musgo é imprescindível.
Então há que procurá-lo. embora haja muito em muitos lugares, para o presépio tem de ser o mais fofo e macio, para além de verde, claro! Há sempre alguém que sabe onde este ano há o melhor Musgo.
para esta tarefa todos estão disponíveis, pois as idades aqui não contam, vão os mais velhos e os mais novos, mesmo de braço ao peito, querem ir e estar lá para a prenderem onde e como se apanha...de pequenino...
Depois há que trazê-lo para o lugar onde se irá trabalhar este material e outro que entretanto se achou interessante para criar o ambiente que se pretende para que o espírito de Natal esteja connosco.
Uma saudação à equipa que laboriosamente foi em busca do Musgo que mais tarde veremos aqui no lugar de destaque.
At Ento
08 dezembro 2008
O Cabaz de Natal vai para:
Isso só se saberá, se tiver uma senha para o sorteio, no dia 25 às 16 Horas junto à Fogueira, que há-de ser como sempre, única

Hoje damos conta de como o Natal anda já numa azáfama, cá pelas terras do Alto Douro, nesta bela Aldeia Verde.

É este o cabaz, que promete. Vamos lá a ver quem é o sortudo(a) é de certeza gente boa.
At Ento
Subscrever:
Mensagens (Atom)