Hoje vamos falar de pormenores importantes e que a todos os Paramboenses diz respeito.
Quem de nós não inclinou a cabeça para receber nela a água baptismal, neste lugar?Todos nós por lá passamos, ao colo da mãe ou pelo seu próprio pé, estes poucos, mas há, com os padrinhos e demais convidados.
Falamos da Pia do Baptismo, uma obra em pedra que se impõem à entrada da igreja, do lado esquerdo, sobre um patamar de pedra, com um degrau. É um cantinho que merece todo a carinho que a imagem mostra no bonito arranjo que o ornamenta, assim como a toalha bordada que abriga do pó e é uma prova de respeito
Já que falamos de pedra, dentro da Igreja, do lado direito junto à entrada lateral está o conjunto que e imagem documenta.
O mais saliente é também a Pia de Água Benta, onde as pessoas molhavam os dedos em sinal de purificação, preparando-se assim para a missa.
Outro elemento inserido na parede, é onde se arrumavam a caixa dos peditórios. No momento do ofertório alguém a vinha buscar para dar a volta pelos crentes, depois de retirado o dinheiro das ofertas era de novo encaixada nesse lugar.
At Ento
10 comentários:
Gostei de ver aqui retratada a pia baptismal da nossa Igreja, pela riqueza e também por gratas recordações. Penso que foi ali o meu baptismo e foi também onde foram baptizados os meus filhos e netos.
Hoje já não é usual utilizar a água benta para o sinal da cruz, mas bateu cá uma saudade...
Olá jU.
Bem vinda.
As saudades fazem-nos reviver, e quando as recordações são boas é como se as vivessemos novamente.
Ainda bem que esta página de hoje te levou a gratas recordações.
Saudações.
Atentamente.
At Ento
Caro amigo Atento.
Sempre que venho aqui e tenho o prazer de desfrutar dos teus enriquecedores post's...sempre acompanhados por belíssimas ilustrações, sinto-me cada vez mais em dívida com os meus visitantes, mas especialmente contigo!
Mas atenta...amigo Atento...é hoje!
É hoje...e acredita que me esforcei para estar à altura...
Espero fazer por merecer a tua visita...e que te sintas tão benvindo como eu no teu blog.
Obrigada!
Saudações Cordialíssimas.
E-Bunny
Como é bela a nossa Igreja a pia batismal onde eu me batizei e batizei os meus filhos. Tocam-nos aqui as saudades da nossa infância. Aquele cantinho merece sim todo o carinho de todos que por ali passaram no dia do seu batizado. Relembro aqui o S. Padre Roseira que me batizou, o S. Padre Armindo e o S. Padre Vergilio que batizaram meus filhos. Saudações para todos os Paramboenses.
Olá Paramboense.
Belas são as tuas palavras que recordam gentes de outros tempos mas que fazem parte do nosso passado comum e que se relaciona com a nossa bonita igreja. Referes os padres que mais tempo acompanharam essa paróquia, Virgilio, Roseira e Armindo, uma lembrança que nós tomamos como uma homenagem.
Saudações.
Atentamente.
At Ento
Olá cara amiga E-Bunny.
Estamos muito orgulhosos de te ter por aqui e nos tratares com tanta amizade.
Pelos vistos nós temos a sorte de termos muitas pessoas que gostam de fotografar e partilhar, e quando falamos de Parambos todos queremos mostrar o que de melhor temos, até as nossas fragas são diferentes, até porque "a beleza está no olhar de quem a vê".
Saudações com a nossa amizade.
Atentamente.
At Ento.
Olá Atento
Já está...meu amigo! Promessa e missão cumpridas...a duras penas mas humildemente cumpridas!
Aguardo anciosamente o teu veredicto!
Até breve.
Saudações também com Amizade
E-Bunny
Estou de volta...ainda sem grande força, mas aqui estou!para dar continuidade à nossa aventura da blogosfera...
Olá Blue Eyes.
É com alegria que registamos o teu regresso.
Esperamos que seja com muita vontade de continuar com o melhor do mundo a preencher o espaço próprio das coisas boas.
Bom regresso e melhor recuperação.
Saudações com amizade.
Atentamente.
At Ento
Olá E-Bunny.
Cara Amiga. Registamos a visista que fizemos ao "teu (nosso) cantinho dos amigos" e constactamos que os horizontes serranos que partilhas connosco, são de uma grandeza que nos faz pensar o quanto erradamente achamos as cidades grandes.
Bons momentos, bons enquadramentos e uma paisagem rústica/rural que nos transporta para outros tempos que afinal ainda são de Hoje.
Valeu!
Mas vou continuar a observar, pois é grande a quantidade.
Parabéns e obrigado pela partilha.
Saudações com a nossa amizade.
Atentamente.
at Ento
Enviar um comentário