Hoje vamos fruir dos tons que, em Abril, embelezam os campos.
Estes momentos são de Parambos.
Pequenas, frágilmente elegantes e ricamente douradas estas florescem em a qualquer palmo de terra onde haja sossego de enxada.
Estes tons amarelos fulgurantes que explodem entre os tons verdes do que foram os Grelos, criam uma mancha cromática muito intensa, dando a impressão por vezes de que foi ali que o sol descansou.
Os Lilazes, esta flor ricamente aromática que impregna o ar que a rodeia em odores caraterístico. Podemos encontrá-la em jadins mas também nos campos.
E as Giestas brancas, que quando florescem parece querer rivalizar com a neve e, assim, pinta a paisagem de branco intenso. Quando a Giesta branca floresce o leite deixa de ser "próprio" para fazer queijo, pois este fica com muitos olhos.
E as Gingeiras, que nascem espontâneas nos terrenos mais pobres e nas beiras junto às paredes, ou no meio do fraguedo, dão-nos uma flor de uma alvura que se impõe.
Este exemplar, de um Lírio lilaz, elegante e sóbrio em cor também embeleza os jardins, mas encontra-se na nossa zona perto das hortas e em recantos junto às fragas dos terrenos cultivados .
At Ento
7 comentários:
ola a todos
muitas floras de Parambos lol
espero que o tempo em parambos todo corre por o melhor para todas as pessoas de parambos
beijinhos
christina
Lindas de chorar por mais estas fotos coloridas que embelezam as paisagens das terras transmontanas.
Parabéns por mais estes Atentos e fantasticos postais das nossas paisagens.
p.s. Esperemos que o Sporting nos prencha de forma expressiva e com a beleza que nos tem habituado nos ultimos espectaculos.Saudações Verdes, Helder
Estas sim são as nossas paisagens lindas como sempre. O nosso prado não é só azeitona tambem nos da este belo florido primaveril de frescura e beleza. Saudações
Como é bela e cheirosa a primavera é ainda mais linda quando é em Parambos estes lirios e lilaz é a flor que nos traz a Pascoa já passada. Customava-se por nas mesas das nossas salas numa jarra um ramo de lilaz ou lirio quando da visita pascoal.
Estes lilazes e lirios fizeram-me lembrar os canteiros da nossa escola primaria em tempos da nossa prefossora D. Maria que estavam plantados e bem tratados com parte destas plantas. Eu ainda plantei lá alguns.
Olá Caros conterrâneos e amigos bloguistas.
Não há Primavera com a da nossa terra. Pois essa tem, e está na nossa memória, que sabe bem recordar com os outros todos que nos visitam aqui neste nosso cantinho.
As vossas palavras são o mel que dá brilho ao nosso blog.
Para todos as nossas saudações com amizade.
At Ento
Olá!
Lindas, estas flores de Abril!
Abraço
EL
Ummmmm este cheirinho a primavera das nossas paisagens de Parambos fez-me lembrar a minha infância do Prado e da Presa.
Enviar um comentário