Já tínhamos tratado este tem, mas achamos interessante o interesse despertado pelos postais do Fontanário do Chôpo. o que prova que essa atitude de criar devia ter envolvido toda a população para que todos se sentissem identificados com o símbolos, coisa que é difícil alguém se identificar com ferraduras...
se clicar aqui Brasões, acede às postagens sobre o tema neste. blog.
Deixamos aqui uma pequena amostra de como todos os "fontanário" cabem nos brasões ou outros elementos por mais estranhos que possam parecer, basta serem representativos
e as torres também podem ser trabalhadas, pois são vários os modelos que se podem ver.Mas criar dá trabalho e saber escolher requer sensibilidade e muito diálogo com as pessoa que irão usufrui do fruto dessa escolha... alguns acham que é mais fácil chamar "quem sabe" paga uma receita que serve para qualquer um, mas perde-se identidade.
Esperamos que estes exemplos sirvam para ver como é bonita a diversidade criativa.
At Ento
13 comentários:
Quando não se sabe do que se passa ou passou, deve-se estar calado. Essa desses simples brasões do inventor Li já metem fastio. Quanto ao fontanário comparado com o alçado da Igreja não vejo qual a importância. Quanto ao brasão da freguesia de Parambos foi aprovado pelo executivo da junta e pela assembleia de freguesia e alguns populares. Pensado e executado segundo a lenda de Parambos. Será que tinha-mos que fazer um referendo? Para alguns talvez.
So vejo aqui 2 postais com verdadeiros brasoes. Fontenetarios, nenhum apenas em 2 uma fonte que na toponimia tem a ver com fontes termais. Tanta coisa de importante na freguesia e limita-se o senhor Atento a perder o seu tempo a falar de coisas sem importancia. Enfim e o que se pode arranjar.
Olá Beto.
Grande lição de democracia: Estar calado?... fazer referendo para quê?..., quando se quer decidir em tranquilidade e em harmonia não faz mal, até valoriza a tomada de decisão, consultar quem tem opinião, neste caso o povo de Parambos, ou só alguns é que contavam?
saudações democráticas e verdes.
At Ento
Olá Anónimo.
aqui estão defacto dois exemplos mas mais haverá por esse Portugal fora. Fontes termais não são fontes? é outra água? mas foram escolhidos para figurar como símbolo dessas terras, Mas para os paramboenses, de certeza que o nosso Fontanário será sempre o melhor, pois é nosso.
É isso, as coisas da nossa Freguesia, são importantes por isso se vai falando delas para que a memória não atraiçoe mais tarde. saudações verdes.
At Ento
Concordo com o Fontanário mas concordava mais com a Igreja e também teria que ter alguma coisa que desse a demonstrar que Misquel tambeém pertence à freguesia.
Concordo que o Fontanário é um Símbolo de Parambos, mas concordava mais com a Frente da Igreja e com alguma coisa que identifique também Misquel porque não devemos esquecer que eles também fazem parte da Freguesia de Parambos.
Mas o que eu acho mesmo o que devia estar no Brasão era um Leão, porque onde quer que alguém o visse, era logo associado a Parambos.
Um abraço e saudações Cordiais
Boas,penso que o melhor brasão que podem escolher para Parambos será uma nave espacial com a respectiva tripulação " EXTRATERRESTRES "
Olá, Anónimos.
Bem observado, Misquel é, sem favor, uma bela aldeia e pertença da freguesia, devia também ser chamada a dar uma opinião, claro! embora o Padroeiro, talvez, simbolizasse a festa, a tradição e a fé da freguesia, talvez?!
Esses Extraterrestres seriam verdes, de vaidade, de certeza!
Saudações cordiais.
At Ento
Pelo pouco que sei mas pelo que por vezes se houve falar, os brasões, sejam familiares, sejam concelhios e de freguesias, normalmente têm uma história, como natural de Parambos há 58 anos, nunca em momento algum soube que o fontenário do chôpo tenha história, é apenas um fontenário que em tempos a junta de freguesia quando o tirou do seu lugar original para o lugar actual na altura era para o tirarem para assim se alargar a rua. Importante sim é a nossa igreja com os seus 300 anos e pelo que se vê aqui tem menos importância que o fontenário do chôpo.
Mais importante e mais conhecida que esta fonte digna do seu brasão é a FONTE-BIEITA.
Depois de todas estas ideias iluminadas, deixo aqui a minha:
Porque é que no tão falado fontenário da ex.Rua 25 de Abril e agora Largo do Chôpo, em vez de uma cara não puseram lá um Leão? Não é essa a aldeia mais verde de Portugal?
Realmente esta gentinha não se enxerga. Querem ver que agora o simbolo de Parambos deixou de ser O Parambos para passar e ser um leão!
Voltando ao tema de brasões e fontenários, quero aqui responder a um anónimo/a que caso não saiba conheço bem o concelho pois dedico-me a estudos de lendas, tradições e a tudo que se pode passar no meus concelho não só na minha freguesia "Pereiros" como também no resto das 18 freguesias do concelho de Carrazeda de Ansiães. Não com a mania de que sei tudo mas que sei algumas coisas. Se este anónomo/a quiser saber o que não sabe aconselho-o a ler o livro "Terra Quente" Nele se fala do concelho e suas freguesias. Não conheço o brasão de Parambos conheço sim os brasões não no todo mas em parte de Portugal. Conheço bem Parambos e suas gentes fizeram parte de um estudo que fiz no concelho para a minha tese de curso sobre recursos humanos e o seu habita-te. Porque gosto de me sentir actualizada no dia a dia descobri este blogue no Google que me matou a curiosidade em consultar não por saber tudo.
Um abraço para as pessoas de Parambos, um especial para a Srª Emilia que vive no largo do centro da aldeia onde se encontra o fontenário do Parambos que na minha visita a Parambos me ofereceu umas saborosas e deleciosas alheiras e uns biscoitos tudo feito por ela.Um obrigada também para a junta da altura, 2007 pelo apoio dado.
Enviar um comentário