02 outubro 2008

Boas noticias para o Vale e Linha do Tua

" ALCANÇA QUEM NÃO CANSA " Aquilino Ribeiro


Afinal há luz ao fundo do Túnel.

É o que nos diz uma local no JN assinada pelo nosso conterrâneo, de Misquel, e que nos deixa muito satisfeitos, com verão quando lerem a noticia referida que se encontra mais abaixo.




" Barragem do Tua adiada para 2010

Ontem

EDUARDO PINTO

O início da construção da barragem do Tua foi adiado para meados de 2010, um ano depois da data prevista inicialmente. A EDP justifica com a necessidade de introduzir novos elementos no Estudo de Impacte Ambiental.

Os novos dados englobam, entre outros aspectos, informação complementar na área da ecologia e surgem como aditamento àquele processo, cuja fase de consulta pública só já vai ficar concluída até ao final do primeiro trimestre de 2009. Por seu lado, a emissão da Declaração de Impacte Ambiental deverá ocorrer até Julho do mesmo ano.

A EDP já informou os presidentes das câmaras dos concelhos, directa ou indirectamente, abrangidos pelo aproveitamento hidroeléctrico programado para a foz do rio Tua (Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor).

..."


para ler mais clique aqui



E assim este pedaço do Reino Maravilhoso, Miguel Torga, pode aspirar a continuar a respirar, até porque " este Vale do Tua e a sua Lindíssima Linha Férrea , única via de comunicação para muitas pessoas, não sabe nadar "

Alegramos-nos pois!

At Ento

15 comentários:

Caminheiro disse...

Apesar do contentamento que sinto, não posso deixar de lembrar que se trata de mais uma manobra eleitoralista. Acalmar os ânimos de forma a conseguirem a margem de votos necessária para pôr e dispor.
Neste espaço de tempo:
- Que seja restabelecida a circulação na linha com o máximo de segurança que for possível numa linha desta natureza.
- Que os amantes da natureza venham aos milhares apreciar as bonitas paisagens, a boa gastronomia, os melhores produtos naturais.
- Que os autarcas cumpram as promessas que fizeram (por exemplo: Caldas de S. Lourenço).
- Que aqueles que sonham com o desenvolvimento instantâneo, caiam na real, quem enriquece é a EDP. Barragens já temos muitas em trás-os-montes e nem por isso estamos melhor que as restantes regiões.
Até 2010 não baixarei os braços nem a voz...

Anónimo disse...

fiquei muito contênte com esta notiçia mas estou como o amigo diz,manobras eleitoralistas deste governo depois o futuro dirá.....
Um amigo da terra.

Anónimo disse...

Eu estou por fora do assunto,será que pretendem inundar essa paisagem maravilhosa? Não acredito..................
Graça - Brasil

Anónimo disse...

É verdade estes PS já andam a fazer campanha por isso tomaram esta atitude de adiamento mas de nada lhes vale apena porque com todo o mal que têm feito pelo País, pela Região e pelo povo irão levar um cartão bem avermelhado nas eleições de 2009. Transmontanos vamos todos juntos derrotar este desgoverno.

at ento disse...

Olá Graça.
Esta paisagem lindissima e única na sua diversidade e com esta linha férrea de características inimagináveis pela simbiose que tem com as gents, o Vale e as arribas escarpadas, correm o risco de ser AFOGADAS numa barragem, projecto muito mal explicado. Por isso está suspenso depois de toda a contestação que gerou nas pessoas sensivéis às coisas da qualidade de vida e do ambiente.
saudações com a nossa amizade.
At Ento

El Príncipe de las Tinieblas disse...

Vas bien si pretendes fiarte de los políticos.

Aquí, que parecemos el 3º mundo prometieron construir el metro para 2006.

En Castiellammare di Stabbia, también dijo don Silvio que iba a dar mayores subvenciones a los agricultures.Quizá está espectante a que el Vesubio tape bocas a los sindicatos Campanienses.

Espero equivocarme.

Un saludo vivan los colores Verde y blanco!!!

Anónimo disse...

Oi At ento,
De quem partiu o projeto da barragem?
Parece que ainda não foi aprovado, se está em discussão, então, como disse o caminheiro, não se deve cruzar os braços. Até 2010 muita água deverá correr em baixo da ponte....
E as eleições podem mudar isso, não?
com esperança...
Graça

Renata A. disse...

Acredito que estão todos satisfeitos pela adiamento. Confesso que nao estou muito por dentro do projecto da barragem do Tua, mas tenho receio que tal construção destrua muitas das belas imagens presentes neste blog. Seria um total desperdício!! Mas está tudo dependente das posições e decisões de outros...

Saudações com esperança!

eduardo disse...

Eu bem digo mas não querem querer, com este rapaz que se diz treinaddor do Sporting que de futebol nada percebe o Sporting não vai a lado nenhum.
É arrugante como foi o José Mourinho mas este nada sabe, inflizmente para nós que sofremos com as derrotas, ele vem sempre com o mesmo discurso que estamos bem classificados, que já ganhamos a taça e a supertaça mas não diz que perdeu a taça da liga para o setubal, se ele percebesse a mensagem dos sócios já teria percebido que os assobios não são para os jogadores mas sim para ele mas como ele é teimoso e tem as costas bem protegidas faz-se despercebido.
Que treinador é ele que ninguem o respeita, castiga os adeptos Sporting em vez dos jogadores.
A próxima derrota para a liga é com o Paços de Ferreira, vou esperar para ver qual vai ser a desculpa que vai dar.

Anónimo disse...

Mais 3 pontos para o Sporting há... há... há...

at ento disse...

Olá Eduardo.
A Tua análise está correcta, claro que não se justificam estes resultados agora que o Paulo Bento está a um tempo suficiente para já fazer escola. não basta dizer que "não estivemos bem na primeira parte" aí perdemos o jogo. e nada fazer que se note na 2ª parte.
Apesar de tudo queremos, ansiamos, postar aqui a vitória do próximo jogo.
como sempre temos esperança de que "...este ano é que é..."
se não for, o mundo há-de continuar verde e os jogadores valerão menos nas transacções e nós continuaremos a esperar melhores dias.
Um bom dia para todos.
Saudações com amizade verde leonina
At Ento

Anónimo disse...

SPORTING - 1 F.C. PORTO - 2
ESTE SPORTING DO 1º FOI PARA O 5º LUGAR. A JOGAR ASSIM IRÁ FICAR POR ESSE LUGAR.

Anónimo disse...

Só para corrigir o Sporting está em 6º lugar e não em 5º. Para a proxima jornada para que lugar irá lá para o 8º ou 9º. Cada um tem aquilo porque luta.

JORGE disse...

Esperamos que as promessas se cumpram.
Lutaremos pela linha e pelo rio.

Não à Barragem.

Não queremos a beleza deste rio destruida.

Jorge Delfim

at ento disse...

Olá Jorge Delfim.
Já passaram uns tempos sobre estas novidades, mas a vontade prevalece e a linha lá vai fazendo o seu percurso sinuoso, na politica ao sabor de vontade, na realidade a paisagem continua bela mesmo com a circulação suspensa. esperamos mesmo que este novo ano traga uma solução de melhoria e de abertura total pois o Norte precisa deste cenário valorizado.
Bom Ano.
Saudações com a nossa amizade.
At Ento