25 dezembro 2012

encerramento das Comemorações dos 75 anos do SCPARAMBOS (2)

 Concluímos com este grupo de fotos a reportagem do encerramento das festividades do ano 75 do SCParambos, que fecha com chave de ouro pelo destaque das memórias que nos devem orgulhar.


O momento em que era referido a lembrança que o padre Humberto fez questão de enviar para a ocasião
 o momento da entrega oficial, pelo presidente do SC Parambos da lembrança ao celebrante que prometeu, com diplomacia, colocar junto da sua àguia

 o momento em que o presidente a Assembleia Geral do SCParambos falou das suas memórias e referiu alguns sportinguistas que mais o marcaram



a foto de Família à saída da homilía evocativa





 o momento em que o povo de Parambos se juntou para o descerramento da Lápide comemorativa no  lugar do nascimento do Clube 


 o momento de descerramento 



o momento da palavra emotiva de um presidente da terceira geração, época de muito dinamismo e com um grupo fantástico de paramboenses que se lançaram na reabertura do Clube, que entretanto tinha estado desativado, e se cimentaram as bases para o que somos hoje, uma marca, a Aldeia Mais Sportinguista de Portugal.



 o momento de nomear nomes de paramboenses que foram importantes neste empreendimento de motivar a geração pós 25 Abril no interesse desportivo e cultural, que muito dinamizou, nessa época, e fez escola durante gerações, na nossa aldeia



momento de convívio e merenda, e a festa continua


 pela noite dentro

com muita juventude que se sente bem em ter aqui as suas raizes





 numa comunidade que ao seu jeito tem conseguido continuar o sonho dos fundadores.


Para isto TODOS foram importante, num dado momento, numa determinada ação, num qualquer lugar, TODOS devem sentir este orgulho de em Comunidade termos conseguido tantos feitos que hoje nos orgulham e são marca.
Todos estamos de parabéns
 At Ento/ViverParambos

2 comentários:

Anabela Morais disse...

Foi com muito orgulho e sentimento de gratidão que pude acompanhar, via "Viver Parambos", ao descerramento da lápide no lugar da primeira Sede da Filial de Parambos, do SCP, pela mão do meu Pai, João Fernando Pinto Morais.
Deixo aqui os meus Parabéns pela iniciativa e o desejo de que esta Filial continue com uma dinâmica tão positiva como a que tem tido.
Anabela Pinto Morais

carlos peixoto disse...

É verdade que custa aceitar esta má situaçao pela que esta a passar o nosso Sporting, mas temos que pensar que isto é algo temporario e que todos os clubes algum dia tambem padem passar por isto,e pensar em preparar bem a proxima temporada para que nos façam esquacer esta. Aqui deixo 20 razoes para que continuemos orgullosos do nosso clube.

1. O SPORTING é o único grande Clube nacional que não alterou o seu ano de fundação.

2. O SPORTING é o único Clube do Mundo que, neste momento, tem dois museus oficiais (Lisboa e Leiria).

3. O SPORTING possui o Jornal de clubes mais antigo do Mundo (o primeiro número foi publicado a 31 de Março de 1922).

4. O SPORTING detém o jogador mundial com melhor média de golos em jogos do Campeonato Nacional (Fernando Peyroteo com 1,68 golos/jogo).

5. O SPORTING cedeu o 1.º jogador português à Selecção da Europa: José Travassos em 1955 (vitória da Selecção da Europa à Inglaterra por 4-1, em Belfast).

6. O SPORTING é, actualmente, o único Clube mundial que formou dois FIFA World Player: Luis Figo (2001) e Cristiano Ronaldo (2008).

7. O SPORTING desde o início das competições europeias de clubes, só é ultrapassado em n.º de participações pelo Real Madrid (54) e Barcelona (53). Os leões somam 51.

8. O SPORTING apontou o 1.º golo na Taça dos Clubes Campeões Europeus, em futebol: João Martins frente ao Partizan de Belgrado, a 4 de Setembro de 1955.

9. O SPORTING tem 22 taças europeias conquistadas, o Real Madrid 26 e o Barcelona 66. No entanto, somente os «leões» e o Barcelona venceram em quatro modalidades distintas.

10. O SPORTING ainda hoje detém recordes nos títulos europeus conquistados (excepto andebol):
Atletismo: Único Clube europeu com vitórias em pista e cross
Hóquei em patins: Maior goleada de sempre por 33-1 ao H. Gujan (França) em 1983/1984
Futebol: Maior goleada de sempre por 16-1 ao Apoel Nicósia (Chipre) em 1963/1964

11. O SPORTING é o 2.º Clube europeu com maior n.º de atletas olímpicos (109 até Pequim’08) a seguir ao Barcelona. No entanto, estes 109 atletas «leoninos» actuaram em 10 modalidades distintas e, os do Barcelona, apenas em seis.

12. O SPORTING é o único Clube nacional (e dificilmente haverá outro na Europa e no Mundo), que nos últimos 48 anos teve atletas em todos os Jogos Olímpicos realizados.

13. O SPORTING desde que existe o Comité Olímpico Português, esteve em 24 dos 28 Jogos Olímpicos realizados (apenas ausente em 1920, 1934, 1936 e 1956).

14. O SPORTING é a equipa portuguesa com mais medalhas olímpicas conquistadas (8 no total: 3 de ouro, 4 de prata e 1 de bronze).

15. O SPORTING teve o 1.º atleta nacional a participar nos Jogos Olímpicos (António Stromp, em Estocolmo – 1912), bem como o 1.º atleta nacional a conquistar uma medalha de Ouro (e a ouvir o Hino Nacional): Carlos Lopes em Los Angeles – 1984 – , na difícil prova da maratona.

16. O SPORTING detém a maior goleada da história dos Campeonatos de Portugal (18-0 ao Torres Novas, em 1927/1928), dos Campeonatos Nacionais (14-0 ao Leça, em 1941/1942) e das Taças de Portugal (21-0 ao Mindelense, em 1970/1971).

17. O SPORTING detém o recorde de golos (por equipa) numa só época do Campeonato Nacional: 123 golos em 26 jornadas (época 1946/1947) com uma média fantástica de 4.7 golos por partida.

18. O SPORTING segundo uma reportagem da BBC está num patamar superior ao Ajax: “O clube holandês é considerado um clube de topo na formação. Um estatuto apenas igualado pelo Sporting. Os «leões» possuem, no entanto, uma Academia mais bem apetrechada”.

19. O SPORTING é o Clube que mais jogadores cedeu à Selecção Nacional em fases finais do Campeonato do Mundo de futebol (24 no total vs 21 do Benfica e 18 do Porto).

20. O SPORTING assume a sua dimensão mundial quando olhamos para os 380 Núcleos, Filiais e Delegações espalhados pelos cinco continentes, sendo o único Clube nacional com esta presença universal e verdadeiramente global...

SPORTING SEMPRE...