09 abril 2020

tempo de Páscoa no ano do Coronavirus! Quinta Feira Santa!!!

Tempos de quarentena neste ano de coronavirus, é um tempo ideal para relembrar o que se fazia, e ainda se faz neste dia, depois do meio dia, em que antigamente  era meio-dia santo de guarda e de luto, tocavam os sinos a essa hora a dar conta de que "Cristo está morto"



 as mulheres, e alguma canalha mais bem comportada,  depois do jantar, que era assim que se dizia da refeição do meio dia, à noite era a ceia, dirigiam-se à igreja em silencio e aí começavam uma reza, que consistia a recitar, para além da oração declamatória a cada dez contas do rasário:  
“Tem-te minha alma
 Tão dura e tão forte
Olha que hás-de passar
 Na hora da tua morte.
 Viva és morta serás
 E ao campo de “judafaz” irás
 E com o demónio te encontrarás
E ele te dirá:
Anda cá, óh alma minha.
 Esta alma não é tua
Nem quinhão nela terás
 Pois num Quinta Feira Santa
Aos pés de uma santa cruz
Mil vezes disse:
Jesus me valha, valha-me Jesus.
Jesus me Valha, valha-me Jesus….

… … … … "
repetiam então mil vezes o apelo, entoado ao mesmo tempo por cada voz/alma presente.
As recordações também fazem parte da vida e nestes tempos parece haver mais tempo para pensar. 
Pensamos pois nos amanhãs que virão diferentes com a normalidade que se anseia. 
Cuidem-se e para o ano será como dantes .

Boa época Pascal.
 At Ento/ViverParambos





Sem comentários: