14 abril 2022

Quinta-Feira Santa 2022

 antigamente quando havia meios-dias de dia santo de guarda, hoje tocavam os sinos ao meio-dia e era o tempo do senhor morto. 

as mulheres e os canalhos ( que se portassem bem) iam a uma hora da tarde previamente combinada, pois não se podia tocar os sinos para chamar, e prostavam em silêncio, apena sussurrado pela oração:

"Ece Homo é morto" de Li MALHEIRO



" Tente minha alma

Tão bela e tão forte

Olha o que hás-de passar

Na hora da tua morte.

Viva és morta serás 

E ao campo de judafaz irás 

E com o demónio te encontraras

 E ele te dirá: anda cá ó alma minha.

 Esta alma não é tua

 Nem quinhão nela terás

 Pois numa Quinta-Feira Santa 

Aos pés de uma santa Cruz mil vezes eu disse:

 Jesus me valha valha-me Jesus... ...  "

 e repetia-se dez vezes as contas do terço e depois voltava-se a repetir a Oração e de seguida voltava-se a repetir o mantra dos "jesus me valha valha-me Jesus " até fazer mil vezes. Eram 20 terços.


Boa Época Pascal 2022 


At Ento/ViveParambos



Sem comentários: