08 novembro 2008

Magusto em Parambos, uma Tradição

MAGUSTO em PARAMBOS


"No próximo dia 15 de Novembro, a Comissão de Festas de S. Bartolomeu de Parambos 2008/2009, vai organizar 1 Magusto no Clube com início às 17Horas e 30 mimutos.



Todos os interessados devem fazer a sua inscrição até às 23 horas do dia 14 de Novembro no André (Padaria), na Clara Seixas, No Eduardo ou através dos nºs 916711978/919421856 ou edu-rebelo@hotmail.com

A ementa:
Vitela.

Entrecosto,
sardinhas.
Castanhas.
Pão.
Vinho, Sumos e Água.

sobremesa.

a inscrição= 5 Magustos.


Nota: só se realizará se o Magusto se até ao dia 14 houver 20 inscrições.
Caso se realize, quem aparecer sem que tenha feito inscrição antecipadamente, terá de entrar com 6 Magustos."

At Ento

17 comentários:

Graça disse...

Oi At tento,
O que significa magusto? minha mãe contava que comiam castanhas assadas nessa época....antes do
Natal. O que se comemora?
desde já obrigada.
Graça

at ento disse...

Olá Graça.
Sua mãe ao falar dos Magustos, está a pensar na seguinte cena. Um grupo de pessoas que vai ao monte ou souto, lugar onde há Castanheiros, que nesta altura está a dar castanhas que saem de dentro do Ouriços, na foto, aí apanhavam-se as castanhas, se ainda houvesse muitas no castanheiro e os ouriços estivessem abertos,arreganhados, varejavam-se, (batiam-se) com vara. depois apanhavam-se as castanhas pois era um complemento alimentar muito importante, para o Inverno e Primavera, que durava até Abril ou Maio. entretanto aí fazia-se o Magusto, que consiste em fazer um braseiro de chama alta mas sem brasas, assim utilizavam-se as agulhetas (caruma) dos pinheiros misturavam-se com as agulhetas as castanhas e ateava-se o fogo. enquanto ardia. ia-se mexendo com uma vara, para as castanhas não se queimarem, mas apenas assarem. as pessoas iam retirando as castanhas deste lume, que estavam quentes . claro! e com a casca em carvão, isso deixava as mãos pretas. com as castanhas pedem vinho novo, as pessoas ficam mais alegres e Assim os Magustos acabavam com uns a "enferrotar" a cara dos outro.
Era pois um ritual de amizade e de alegria por terem castanhas, símbolo de fartura, para aguentar os dias penosos e de penúria do Inverno em que os campos pouco tinham para dar.
Hoje felizmente os Magustos já não se fazem com o intuito de armazenar as castanhas, que muito já não as apanham, mas como se vê pela ementa é uma forma de convívio que cimenta a união de um grupo e mantém a tradição de comemorar o S. Martinho, que é comemorado a 11 de Novembro, e se prova o vinho novo..
Esperamos ter feito um relato que ilustre a dúvida.
Saudações para todos, os amigos daí do Brasil, com a nossa amizade.

At Ento

eduardo disse...

História interessante esta que descreveu à Graça, nós por cá já sabiamos e eu acho que ela também ficou a saber e com vontade de poder estar por cá par fazer um magusto.

Apesar de mais uma derrota do Sporting continuamos verdes.

Saudações LEONINAS

eduardo disse...

Amigo At Ento, mais um magusto convívio que a comissão de festas vai organizar.
Espero que as pessoas adiram, pois como diz a "Nota" só se realizará o magusto se até sexta feira houver no minimo 20 inscritos.
Teremos muita pena que isso não aconteça é sinal que as pessoas não gostam de convívios.
Caso se realize, em principio o Amigo Victor Pica vem cá com a sua consertina para animar a malta.

Um Abraço e Saudações LEONINAS.

Graça disse...

Oi At Tento
Adorei a sua explanação, deu pra entender melhor o significado do magusto e a intensão de manter viva essa tradição. Desejo que o encontro seja um sucesso, é uma pena estar tão longe...Parabéns novamente por nos proporcionar esse conhecimento... e podermos acompanhar tudo de perto.
Obrigada
Graça

at ento disse...

Olá Eduardo.
Claro que as pessoas vão aderir, pois a Comissão De Festas É uma Instituição de todos e com tal programa só pode ser muito bom.
O Victor Pica é um óptimo animador e um amigo de Parambos, vais ser um grande dia.
Saudações com a nossa amizade.
At Ento

eduardo disse...

Amigo at Ento, ainda não é certo que o Victor Pica venha, ele só virá se não tiver uma propósta para actual nesse dia.
Com Pica ou sem Pica haverá animação.

Saudações LEONINAS

ZEZA E CARLOS disse...

Temos imenssa pena de nao poder estar ai no dia 15 para poder compartir com todos, este dia de MAGUSTO que temos a certeza que sim vai ir muita gente e será um convivio bastante animado, ou nao sejamos nos os borguistas mais verdes do concelho......
Saudaçoes de amizade
Zeza Peixoto e Carlos Trigo

Anónimo disse...

A pedido de alguns que gostam de comvivêr nos magustos que nâo deicha de sêr uma fésta,neste dia haverá outro e a diferênça está nas castanhas ,umas serâo a 5.00 euros e outras a 0.00 euros,deviam têr em conta o outro que é mais açessivél e fazêr o de parambos no domingo que seria melhór e as pessoas aderiam aos dois .nâo está em causa a diferênça do preço mas sim do dia .
Saudaçoês leoninas

comissão de festas de Parambos disse...

As Pessoas que gostam de Parambos preferem ficar lá pagando os tais 5€ do que ir ao outro que é grátis.
Quando se decidiu fazer o magusto a comissão de festas não sabia que haveria um outro no mesmo dia e dicidiu fazer ao sábado porque já fizemos em outros anos ao domingo e as pessoas de Parambos pouco aderem.
A pagar ou de borla os nossos desejos é que tudo corra bem.
Bons magustos.

Saudações Leoninas

eduardo disse...

Mais uma derrota do SPORTING.
Eu bem digo mas não querem querer, o Paulo Bento não é trinador para um Grande clube como é o nosso.

Viva o Sporting, fora o Paulo Bento.

Saudações LEONINAS

Eduardo disse...

O nosso magusto correu bem, em breve enviarei as fotos.
O minímo exigido eram 20 pessoas felizmente esse nº foi superado, atingimos 29 incrições e o mais corioso é havia 9 pessoas que não eram de Parambos, alguns deles eram do Castanheiro onde havia um magusto grátis.
Todos se sentem bem em Parambos, sabemos receber bem as pessoas, e fazemos com que se sintam mais à vontade que nas suas próprias localidades.
Estiveram no nosso magusto pessoas de Parambos, Luzelos, Misquel, Castanheiro, Mogo e Linhares.

Em nome da Comissão de Festas de Parambos, agradeço a todos os que contribuiram.
Obrigado.

Jorge carvalho disse...

Gabo as palavras ao Eduardo...o Bento não presta,não precebe nada de bola.

S. Bartolomeu disse...

O anónimo da mudança do magusto de Parambos para o Domingo não deve ser de Parambos caso contrário não sugeria esta ideia é que preferiu comer de borla. O magusto de Parambos foi realizado com fins lucrativos não muito mas tentar realizar algum dinheiro para as festas de S. Bartolomeu. Enquanto que o do Castanheiro era oferecido por um amigo da terra.

Anónimo disse...

o anónimo da mudança do magusto de parambos é de parambos e devido ao convite sugeriu para domingo cáso contrário nâo o sugeria,sabêndo e outros mais que o de parambos éra para fins lucrativos.Mas nâo é por esse motivo que nâo comtribuimos,para as féstas de s. bartolomeu.

SAUDAÇOÊS LEONINAS

Andressa disse...

hoje eu comemoro meu aniversario aqui em portugal descobri q hj tinha uma festa adorei de saber a historia mil bjks p todos e feliz dia do magusto para todos ass. alessandra

at ento disse...

Olá Andressa.
que sorte fazer anos em Dia de S. Martinho, um santo que dividiu o seu manto (agasalho) com um mendigo que estava ao frio. daí por estes tempo de Outono, costuma haver uns três dias do sol intenso, que é ideal para apanhar as castanhas e fazer os magustos no campo, com os amigos e como o vinho na pipa está já limpo, prova-se nesta altura.
É um dia muito popular cá por Portugal.
Saudações de parabéns, com a nossa amizade.
At Ento