18 março 2010

Parambos no Mundo, uma bela história de amor

Vamos destacar uma bela história de amor a Parambos e que por tal o nome desta aldeia está associado a um grande empreendimento no Brasil.


" O posto de gasolina da Shell, situado na avenida Bosque da Saúde no Bairro com o mesmo nome e próximo da avenida do Cursino, na cidade de S Paulo, Brasil, foi adquirido em 1971 por um português, Alcindo Cândido Almeida natural de Parambos.
Enquanto residiu em Portugal, morou na casa onde hoje vive a Emília (calceteira), no Choupo, tinha a profissão de sapateiro e era casado com Amélia Nunes Sampaio. Pai da Nair Amélia Almeida e pai de criação da Graça de Jesus Santos.
Alcindo Cândido Almeida tinha uma taberna na loja onde trabalhava de sapateiro ali juntava os amigos, para conversar, combinar passeios e caçadas, isto por volta de 1940.

Como forma de homenagear a Aldeia e as suas gentes que ele tanto amava, na sua saudade, rebaptizou o posto de gasolina com o nome de PARAMBOS, embora nunca mais cá tenha voltado.

Sabemos que Parambos está um pouco por todo o lado onde há Paramboenses, na sua saudade e nas suas recordações mas, esta marca está ali num outro país para nos lembrar que, um patrício que partiu e não voltou nunca esqueceu o lugar onde nasceu. "

" Quero, se assim o entenderem, que com a divulgação desta noticia e das fotos, no Blog ViverParambos todos aqueles que conheceram e se recordem de Alcindo de Cândido Almeida, que partiu para longe da sua terra, manteve sempre no seu coração a Sua Aldeia e para os mais novos saibam do orgulho que este paramboense sempre teve na sua terra e que desta forma singular o demonstrou "


Nesta foto está, como reconhecem, a Marlene, que trouxe esta novidade do Brasil e nos fez chegar, assim como Nair e seu marido Olavo, que foi sócio deste empreendimento de nome Parambos.
muito agradecemos esta partilha que nos sensibiliza e nos leva, com este exemplo, a amar ainda mais esta aldeia que é A Nossa. Uma saudação especial à nossa gente e amigos daí do outro lado do atlântico e esperamos encontrar sempre por aqui.

At Ento

4 comentários:

Anónimo disse...

Um posto de abastecimento de combustíveis e existe ainda também de um Paramboense com o nome de Parambos uma Borraxeria Parambos (recauchutagem)

Um forte abráço para todos os amigos Paramboenses no Brasil.

at ento disse...

Seria interessante também darmos prova desse investimento e contar a sua história, se alguém souber pormenores e tiver umas fotos e quiser contribuir nós a destacaríamos aqui com todo o gosto.
Entretanto as nossas saudações e amizade para Todos em qualquer ponto do mundo.
At Ento

Nair Amélia disse...

Foi uma surpresa ver esta mensagem. Fiquei muito feliz pela recordação e pela homenagem prestada ao meu pai, Alcindo (está escrito Alcino).

Agradecimento especial para Marlene, pelo carinho... Fiquei emocionada.

Abraços a todos em Portugal,

Nair Amélia Almeida

at ento disse...

Olá Nair Amélia Almeida.
Bem vinda a este nosso cantinho.
Nós a que agradeçamos a oportunidade de publicar esta bela história,em que seu pai foi o criador deste belo momento de recordação e engrandecimento do nome Parambos.
Corrigimos o nome e lamentamos a "gralha".
Retribuímos a sua simpatia com um abraço de carinho e amizade.
At ento