19 março 2008

19 de Março, dia do Pai

Hoje dia 19 de Março, modernamente dedica-se ao Pai.

Nada melhor do que uma evocação do Pai, no lugar de reunião que é o "CHÔPO" onde não há pai que não se tenha sentado a conversar, a saborear a vida ou uma pinga, ou simplesmente estar ali no centro da aldeia. Esta foto imortaliza um desses momentos.


...

...

No passado este dia era o de S. José, e as mulheres tinham uma acção própria do dia. Consistia numa saída em grupo da Igreja, desciam ao Chôpo, seguíam em direcção ao Fundo Do Povo, cortavam para as "Saínhas" e depois seguíam o caminho que ia dar à parte de trás da Igreja, que circundavam para tornar a entrar, onde acabavam as orações do dia. Durante o percurso rezavam um terço especial em que era evocado o S José:

"S José bendito dos anjos amado"

ao que as outras respondiam:

" Esposo da Virgem por Deus Estimado".
...

Por esta altura a rapaziada também andava por aí a queimar o diabo. Consista a cerimónia numa arruada e muita gritaria, com uma tosca cruz, dois paus cruzados, exorcizando o dito cujo, depois iam para os lados do Calvário e aí pegavam-lhe fogo e atiravam pedras.

At Ento

2 comentários:

berta disse...

ola a todos que fazen este blog .obrigada pela foto do meu pai no dia do pai .
un abraço

eduardo disse...

Bons tempos em que nessa noite fazia-mos um funeral com uma padiola e um boneco com palha dentro e percorria-mos as nossas ruas e no final ia-mos queimar o diabo e apedrejava-mo-lo.