31 dezembro 2008

Natal 2008, A FOGUEIRA

Hoje falamos da FOGUEIRA que a tradição nos impõe como um acto criador do lume que há-de acompanhar-nos ao longo do ano, fazendo desta forma sentir entre cada um o calor da boa vizinhança e da amizade que une uma comunidade, nesta caso a nossa que muito estimamos.


A Fogueira deve ser feita com o Lenho que aparece no lugar onde há-de arder. Por cá o nosso lenho assenta nas CANHOTAS, que se vão descobrindo onde, por vezes, nem o diabo as encontra, mas: (os "MOÇOS" sabem-na toda) e lá as vão buscar. Antigamente à custa de muito esforço e segredo, agora com o auxilio de máquinas e na hora certa lá está pronta para receber a pequena chama inicial





Que há-de começar a brilhar faiscando em milhões de faúlhas


até chegar à luminosidade que nesta noite rivaliza com o sol











e neste cenário começa a animação: primeiro dois

E um artista da guitarra e da animação, grande Carlos!



Depois três

Depois... bem depois é a toda a gente que sebe que deve ir à fogueira, pois esta é uma noite de "luz" e assim, quer antes de Missa do Galo ou depois, todos terão de passar por aqui. Se assim não for nem parece Natal. Costuma-se dizer.


Mais um jeito para que a FOGUEIRA continue linda, sob o olhar terno da assistência


e assim, em Parambos, a noite vai passando com vida e alegria, graças à boa vontade e esforço de uns tantos, e o Espírito de Natal se transforma em calor humano que aqui deixamos a brilhar para os que não puderam cá estar, mas que estão sempre no pensamento de alguém de cá.
Continuação de Boas Festas.


At Ento

9 comentários:

Xo_oX disse...

Um execelente 2009 para todos os visitantes do Blogue. Muita coragem e força de vontade para continuar a alimentar este espaço, que é de todos nós.
Um abraço.

Aníbal Gonçalves

Blue Eyes disse...

Olá At Ento:

Passei para desejar uma boa passagem de ano! Que 2009 traga tudo de bom...

Até para o ano amigo.

Blue Eyes disse...

Já agora para o João, logo na 1ª foto, aquele abraço especial! Fica bem amigo.

at ento disse...

Olá caro amigo XO_OX.
Continuar é preciso, então continuemos por aqui para receber os amigos e falar de coisas simples mas que fazem toda a diferença.
Um óptimo 2009 com bons percursos e melhores caminhadas.
Saudações com a nossa amizade.
At Ento

at ento disse...

Olá Blue Eyes.
Cá estamos em 2009 e para já tudo está no seu lugar e nós por cá torcemos para que seja um Ano Bom para todos os nossos amigos.
Saudações neste primeiro dia do Ano com a nossa amizade.
At Ento

manuel batista disse...

bom ano para todos e obrigada pelas fotos da fogueira que assim pode conhecer o guitarrista que eu desconhecia um abraço

Anónimo disse...

Olá, boa tarde. Desejo a todos um bom ano repleto de saúde, paz e amor, para todos os conterraneos de parambos.
Cumprimentos leoninos. Júlia Ribeiro.

MJ disse...

Guitarrista a Presidente.
É de gente trabalhadora e animada que Parambos precisa.
Bom ano 2009 para todos.

Anónimo disse...

Senhor MJ o senhor guitarrista é uma pessoa trabalhadora lá nos trabalhos dele agora para presidente santa passiência. Não basta ser só trabalhador, pelo que se hove falar nos dias de hoje uma Junta dá muito trabalho saber e responsabilidade.Para todos os amigos Paramboenses um bom ano de 2009.