04 dezembro 2008

Um "trocle" em tempo de frio

Hoje deixamos um postal de Primavera, para amaciar este tempo frio e chuvoso que vai "regando" os campos e alagando as ruas.



Esta planta que aparece em qualquer sitio, na Primavera, nos campos, nas paredes dos caminhos, cima das fragas, é muito vistosa pelas campânulas coloridas que se oferecem em cacho. Estes "dedais" são usados para dar estalinhos, com um sonoridade semelhante a "trocle" quando se segura as extremidades abertas, fechando-as entre os dedos e batendo, geralmente na cabeça, dos mais pequenos, para sentir o som "trocle" que faz quando o ar aprisionado se liberta rebentando a flor. Daí na nossa terra ser conhecidas por Trocles, mas o nome delas é Dedaleiras.
Um trocle para todos os bloguistas e amigos que nos visitam, com a nossa amizade atenta.


At Ento

5 comentários:

comissão de festas disse...

Não esquecer que no Domingo temos o torneio de Sueca no Clube.

Blue Eyes disse...

Olá At Ento:

Que bela imagem, parece que quer 'enganar' o frio... aliás ao olhá-la senti-me 'transportada' para os nossos lindos dias de Primavera...

Quando era pequena divertiamo-nos bastante a brincar aos 'trocles'... também já mostrei ao ZP como se faz...

Tenho visto fotografias do nevão que caiu para esses lados e digo-te que é de fazer inveja ao que 'caiu' aqui... perto do da Serra do Marão é só uma amostra.

Por aqui tudo bem, com a mãe e a mana quase... quase a irem embora... :(

Fica bem amigo.

Até breve.

Tricana disse...

Olá At Ento. Muito obrigada pela visitinha ao meu blog e pelo simpático comentário. Eu tenho umas dedaleiras no meu quintal, plantadas por mim própria pois são as flores preferidas da minha filha, mas o que eu não sabia era dessa história dos "trocles"... nunca ousei arrancar uma flor ...para o ano se aguentarem o frio e a neve (está a nevar neste momento)vou experimentar.
Até breve

at ento disse...

Olá Tricana.
Bem-vinda ao espaço mais verde de Portugal, que é Parambos.
Não é preciso cortar a flor para experimentar o sonoro "trocle". Como as campânulas vão abrindo e crescendo ao mesmo tempo, são fáceis de despegar e então zás. Se retirarmos a campânula naquele momento que se prepara para abrir, mas ainda fechada, ainda melhor o som. Estas plantas são sazonais e rebentam na primavera no sitio onde normalmente crescem
Sabemos que está a nevar aí ba Suiça, pois estamos a ver na TV o nosso Sporting e a neve começou a cair no estádio, Por agora estamos a ganhar e para nós é bom.
Saudações com a nossa amizade.
At Ento

at ento disse...

Olá Blue Eyes.
Não há neve como a nossa.
Este fim de semana não nevou mas choveu que se fartou. O Marão estava limpo, apenas a nevoeira andava por lá a atazanar os automobilistas.
Por cá andamos à volta com o Natal, já se sente o espírito, para vós vai ser uma experiência...natal longe da Terra...mas vai ser para recordar.
Hoje também estamos por aí, pois o Sporting está a mostrar o que vale,
Saudações com a nossa amizade.
At Ento