19 julho 2009

Ninhos, uma observação para respeitar


Hoje vamos observar a vida que por vezes está mesmo à nossa beira e não observamos por andar distraídos.

Quantas vezes ao olharmos um pinheiro ou uma árvore vemos o que sabemos que lá está, ramos, folhas e frutos. Mas há mais, tivermos atentos podemos ver os ninhos que por lá se fazem.

Os pássaros agradecem a nossa distracção e eles lá vão construindo os seus ninhos, por vezes muito próximo mesmo das rotinas dos humanos.
Se virmos com mais atenção, lá estão os indícios entre as "agulhetas", caruma.


E os passarecos, pequenos a calados, esperando no sossego desta camuflagem a refeição que a "mamã" pássara há-de trazer quando tudo estiver calmo.


Agora uma visão, esta de baixo, lá se encontra o "manhuço" que revela o ninho, mas que passa despercebido ao primeiro olhar. Os pássaros são bons construtores e sabem disfarçar a sua construção.

Deixamos aqui estes com a mensagem de que é bom ver e observar sem intervir nem danificar, pois estes sinais são a prova de que a Natureza está aí para nos surpreender saibámo-La respeitar.



At Ento


2 comentários:

Anónimo disse...

Aonde estão os ninhos? Estas fotos estão muito mal tiradas. Este blog comparado com as fotos do Anibal (A descoberta de Vila Flor) deixa muito a desejar...

at ento disse...

Olá Caro anónimo.
Ainda bem que procuras bons sitios, o Descobrir Vila Flor é uma referência para nós, não só pela qualidade como pela amizade que dali emana. Mas mesmo frequentando, bons sitios, é pouco se só virmos o que qieremos, neste caso do Ninho do nosso "post" está lá é só reparar.
A nossa mensagem é isso mesmo, um louvor aos pássaros que tão bem disfarçam, e como não perturbamos sem motivo a natureza, "não iamos dar cabo do ninho para o "fotografarmos bem"".
At Ento