26 outubro 2010

Nascidos em Parambos com um papel na politica republicana

 Nas comemorações do Centenário da Republica Portuguesa, foram lembrados dois vultos que estiveram ligados à Revolução, e que nascidos foram na  freguesia de Parambos, aldeia de Misquel, divulgamos aqui o desdobrável que a CMCAnsiães elaborou para o efeito.
 
Cliquem nas imagens para ver Maior

 
e para todos tenham, a oportunidade de ver, recordar ou tomar conhecimento  de que desta freguesia de Parambos saíram estes dois filhos, José João de Freitas e António Luís de Freitas,  andaram por Portugal e o seu espírito e ideário  republicano esteve ao serviço da coisa publica, por vezes de forma intempestiva que acabou tragicamente.

" Na noite de 16 para 17 de Maio entrou na carruagem onde viajava o potencial chefe do novo governo acompanhado pela esposa e desferiu cinco tiros de pistola, três dos quais atingiram João Pinheiro Chagas de raspão na cabeça e arrancaram-lhe um olho. O senador transmontano foi, entretanto, dominado pelo Dr. Paulo José Falcão que viajava com Chagas. Entregue à Guarda Nacional Republicana, que entretanto acorrera, João de Freitas, ainda tentou fugir e pegar, de novo, na pistola. Mas acabou por ser atacado por populares, sendo abatido pela GNR com um tiro de carabina."
At Ento

5 comentários:

jl disse...

Como vez caro Atento em Misquel também há pessoas importantissimas.

jl disse...

Este foi publicado e o anterior não foi porquê? Será pela dita verdade? Come se vê em Misquel também há noticia.

at ento disse...

???
Olá JL.
Pois há, por isso o publicamos, com todo o gosto como sempre fazemos. Entendes?
Toma um desafio: Em vez de só reparares no que julgas que não se faz, está na hora de seres mais Atento e contribuir com as novidades que dizes existirem por aí, Certo? e vais sentir-te muito melhor. Achamos nós.
Saudações com a nossa amizade.
At Ento

Miguel disse...

Ola mais uma vez atent,o
Sabe sempre bem ouvir falar das pessoas da nossa terra e claro da-me ainda mais orgulho e ademiraçao que já no sec XIX houve-se pessoas tao importantes na politica nacional nascidas na nossa terra .
Misquel tem a rua principal com o nome destes irmaos se calhar é pouco para a importancia que tinham na época mas ja é alguma coisa....
Obrigado atent,o pela publicaçao...

Saudaçoes verdes para todos

jl disse...

Este Senhor como um grande homem e uma figura importante que foi na freguesia, merecia uma estátua em Misquel. Porque será, que nunca nenhuma junta de freguesia se debruçou sob este senhor? A não ser dar o seu nome a uma rua. Será porque Misquel fica sempre para 2º plano? E que, quando se pede alguma coisa para Misquel a resposta é sempre a mesma não há dinheiro.