O forno tem tradição secular na nossa aldeia e foi um ponto fulcral, na vida das pessoas, ligado ao Pão
O pão, base da alimentação, nas sua várias formas: Pão centeio, Pão de trigo, Semêa, Folares e Bolas sovadas. E assados em tempo de festa e de bodas. Hoje vamos ver uns momentos desta tarde no Forno
Os Folares
os folares estão ligados à Páscoa como o lado doce e farto de um tempo de festa e de ressurreição da natureza e da Primavera.
Senhora Alzira um rosto do forno e da arte de fazer toda a qualidade de pão Os Fornos são o espírito das "Forneiras" que laboriosamente os dirigiam nas várias etapas de fazer da farinhas o Pão.Hoje o forno abre só nas festas e principalmente na Páscoa e assim podemos ver surgir da branca farinha ( vamos ver mais em pormenor numa outra postagem em que vamos tratar a parte da manhã ) as maravilhas que se podem fazer. E já há uma outra geração da família que labuta a arte nestes momentos.
o Forno quando está aberto atrai todos os que chegam, pois sente-se o cheiro bom do Forno na aldeia. As pessoas fazem aqui um ponto de chegada para ver e falar da experiência que é voltar e estar aqui
e os mais novos cedo sentem que afinam há cheiros que só aqui e assim vamos construindo as suas memórias, que ficam, em foto, aqui para mais tarde recordarem que fizeram parte destes momentos.
O desenfornar merece muita atenção pois há que ver se o que sai do forno, hoje são folares, estão no ponto, na cor e a cozedura e aí a experiência conta.
e estar aqui é um momento que se vive como se fosse de todos
e que se retribui-se com um sorriso que promete uma Boa Páscoa com qualquer tempo e em Todo o lado.
At Ento/ViverParambos
Sem comentários:
Enviar um comentário