02 dezembro 2006

Melhoramentos na Fonte da Presa





Registamos hoje aqui os trabalhos de intervenção na Fonte da Presa.
Foi esta limpa e a água sobrante foi entubada por sob a calçada que pavimenta o caminho à fonte.













Está agora com uma boa largura e mais acessível para quem aí se quizer refrecar.













Fica muito mais bonita a fonte agora.
Esperamos que a calçada cresça pelo caminho acima, atá à Fonte Nova.



  • Atentamente.
  • At Ento

11 comentários:

Amigo disse...

Infelizmente sou obrigado a discordar que a nossa fonte ficou bem tratada,precisava de uma limpeza, mas não de um tubo cor de laranja "berrante" que tira todo o ar rustico ao local,para além de estar a fazer um desvio "suspeito", pois a água tinha um curso natural onde crescia vegetação própria destes locais e agora por onde vai?

Atento disse...

Olá Caro Amigo.
Quando foram tiradas as fotos estava ainda curso a "obra" daí o tubo para desviar as águas para se realizarem os trabalhos dentro da represa. Quando refri o entubamento das àguas sobrantes referia-me ao curso que normalmente a água fazia pelo caminho abaixo para o "aquedute" na estrada, agora essa água vai entubada por baixo do caminho, ficande este mais limpo de humidade, a água será aproveitada como sempre para regar as hortas e oliveiras.
Quando lá passares decerto estará tudo mais ordenado.
Saudações.
Atentamente.
At Ento

Anónimo disse...

Oi, eu concordo com todas as benfeitorias que possam preservar e beneficiar o nosso patrimonio natural.Agora analisando esta obra, e como os euros não abundam, que sirva para outras futuras a minha sugestão: não concordo com o paralelo neste tipo de obra, mas sim empedrar de uma forma mais tradicional com pedras de calçada antiga, e penso que o declive assinado nos patamares é excessivo devido aos musgos que se criam naturalmente com a humidade(poderia haver um desnivel minimo essencial ao escorrimento das aguas, mas de forma a que de futuiro não caísse por lá nenhum de nós), por mim teriamos todo o centro do povoado em pedra com sargetas para escoamento das aguas pluviais a correr pelo centro das ruas, o que permitiria andarmos com os pés secos quando chove. e porque não ao empedrar de novo colocar escoamento de aguas através de grelhas? parabéns pelo excelente trabalho ao fundador deste espaço, vou tentar divulgar e participar mais vezes.7-1

Anónimo disse...

Amigo Anonimo:
Não é facil fazer-se tudo que se quer e se diz concordo com o problema das águas só que Parambos não tem rede de águas pluviais, e estas não podem correr juntamente com a rede de águas residuais teria que se fazer uma rede de águas pluviais dinheiro! NÂO HÀ
Quanto aos arruamentos em paralelo devia ter sido feito na altura do alcatrão.
Quanto ao tubo na Presa pelo que sei é provisório.

Atento disse...

Olá Caros Anónimos.
Bem-vindos sempre e este espaço, que é NOSSO.
Claro que não se faz tudo o que se sonha, mas só se faz o que se sonha. As beneficiações são óptimas, mas se pensarmos um pouco, ou muito, antes de tomarmos decisões, podemos fazer as beneficiações melhor integradas.
Ainda bem que temos ideias, que haja lugares para as discutir para que sejam conhecidas.
A pedra é um elemento natural na nossa paisagem e nas nossas vidas. O alcatrão é muito bom para as estradas. Ao levarmos o alcatrão para as ruas estamos a convidar os carros a entrar e onde há carros há o risco de ser atropelado, de derramamento de óleo, de impedimento de circulação das pessoas etc. etc.
Há politicos locais no país que apostam na integração dos projectos no seu meio outros fazem ao sabor dos dinheiros que chegaram via CEE. a última alcatroadela em Parambos foi porque havia alcatrão a mais, não sei aonde e então foi: qQerem ou não querem?. E perdeu-se a oportunidade de, fazer a recicalgem das tubagens do saneamento que vão rebentando ao sabor dos "ventos".
Mas a calçada portuguesa ficava de facto muito melhor, como referes, naquele local.
Vamos conversando por aqui, pois o caminho faz-se caminhando.
Saudações.
Atentamente.
At Ento

mmm disse...

É muito façil falar, o dificil é executar:

Atento disse...

Olá Caro MMM. Bem-vindo.
"a falar é que as pessoas se entendem".
Nada melhor que uma boa conversa, para que as ideias passem.
Saudações.
Atentamente.
At Ento

sónia batista disse...

olá.É com muito gosto que vejo finalmente alguém a agir no que diz respeito á preservação,recuperação e divulgação doque mais precioso e belo existe na nossa aldeia, o nosso património.É evidente que não se pode agradar a Gregos e a Troianos pois haverá sempre quem discorde de alguma coisa.Contudo acho que a maioria está e estará sempre de acordo com as melhorias efectuadas em qualquer um dos símbolos históricos de Parambos.Quanto a mim estou com essa maioria.
Até breve

Atento disse...

Olá Sónia Batista.
Bem-vinda, a aprtir de agora, ao teu espaço que é nosso com T de Todos.
E todos não seremos demais para recordar sempre a bonita aldeia e as suas gentes. PARAMBOS merecia estar aqui e aqui estamos como uma porta de entrada para nós e para os nossos amigos.
Através desta porta podemos comunicar o que nos vai no espirito.
Como descobriste o caminho, convidamos-te a continuar a caminhada pelas coisas bonitas que Parambos tem para mostrar.
Saudações verdes.
Atentamente.
At Ento

Anónimo disse...

Bsr à tous

Que de souvenir m'apporte cet endroit. Quand j'étais plus jeune que maintenant lol, j'allais à ce lieu pour me rafraîchir et me laver les mains aprés avoir manger des mûres avec mes amis du village (Joao(raposo),cristina (do bairro) e seu irmao (rui, que notre dieu le garde en paix au cieu),José (cousins de Joao).
Que de bons souvenirs.
Christina

Atento disse...

Olá Christina. As boas recordações é que fazem a história de cada um. Recordar é viver.
Saudações natalícias.
Atentamente.
At Ento.