07 outubro 2010

Tarefas de Outono. A Pisa

Na última postagem sobre as tarefas de Outono, mostramos a vindima, hoje continuamos com a tarefa seguinte que é feita com a chegada das uvas ao lagar.
"A PISA"


As uvas chegam com este aspecto dourado e brilhante como prometendo o sol para o Inverno, que será servido em copo.


As uvas passam por uma esmagadora e depois dá-se-lhe a volta com uma "Pisa de Pé", antigamente eram esmagadas sempre e só com os pés, era uma tarefa para 4 horas, longas horas, bem batidas, extenuantes e bem suadas, sendo necessário servir aos Homens um "ceote", uma ceia de reforço, geralmente com sardinhas fritas por base, e bebia-se aguardente para aquecer o som do "esquerdo, direito ... esquerdo, direito..." que era entoado por um elemento e assim se articulavam os pés dos pisadores.

Hoje a tarefa está mais facilitada e depressa o lagar adquire este aspecto, puxando a fermentação que se vai prolongar por uns dias, dependendo da temperatura.

Fica mais este apontamento, fotografado pelo presidente Eduardo Rebelo, sobre uma tarefa que cada vez se faz menos, mas vai-se fazendo e nós vamos continuando a guardar as memórias dos gestos que se repetem sendo sempre diferentes, estes são do anos de 2010, para que não esqueçamos.


At Ento.

3 comentários:

Anónimo disse...

Este vinho vendido/bebido na taberna do S. André, vai dar alegria a muita gente.

manuela antunes disse...

ola rapazes pisadores
vinho nao bebo mas quando é que se prova o mosto ? é o que prefiro vendimar e beber o sumo dessas uvas Boa continuaçao

Anónimo disse...

Com este vinho até o senhor André vai cantar a cana verde