20 outubro 2006

Património Artístico de Parambos. Arte Sacra

Hoje falamos do Património Artístico de Parambos, mostrando um puco do muito que se pode admirar na igreja paroquial de S. Bartolomeu de Parambos.
O tecto da nossa igreja é preenchido por uma profusão deArte Sacra, obras pintadas em madeira e com influência da Escola de Grão Vasco de Viseu, pelos tons, temas e técnica visível.
São vários os temas que os trabalhos representam. Mas todos de influência bíblica.
A via sacra, representada com um poder dramático muito acentuada, que se espalha pelos frisos do rebordo inferior do tecto que cobre a nave cental da igreja.
Este dramatismo subjuga e extasia pelo realismo do sofrimento de Jesus que se desprende dos tons e das feições e das poses dos protagonistas representados.
Também estão representados quadros do sacrificio de santos mártires, ou cenas relacionadas com a virgem Maria.
No tecto da capela mór, estão representado vários santos da corte celestial.
Todos os quadro são emuldurados por "caixotões" de talha dourada decorados com elementos florais.
Atentamente.
At Ento


12 comentários:

Anónimo disse...

Já tive oportunidade de visitar algumas vezes a vossa aldeia e acho a igreja paroquial de S. Bartolomeu de Parambos deveras bonita e acolhedora, merecendo ser estimada e conservada.

No entanto, questiono-me sempre porque deixam um relógio que há muito nao funciona e que destoa do contexto arquitectónico da igreja, continuar a estragar uma fachada tao caracteristica!

Atento disse...

Olá Caro Anónimo, bem-vindo.
Teve a felicidade de ver a nossa igreja, gostar e tem belas palavras para o dizer, "Bonita e acolhedora". è um monumento que todos estimamos.
O relógio de ponteiros parados, não é muito estético, nem tem qualquer utilidade naquele lugar. É um daqueles casos, está lá para termos motivo para dizer que não funciona. A deixa aqui fica para reflexão.
Saudações.
Atentamente.
At Ento

RL disse...

Olá conterrâneos.
Há muito património que parece que ninguém dá importância, mas está por aí espalhado para nosso encanto. É importante para um lugar ter um património deste calibre. Já pensaram em fazer desse espaço um museu?
Um abraço a todos os bloguistas.
RL

Atento disse...

Olá caro RL.
Bela ideia nos lanças aqui. "Um Museu na nossa igreja" oxalá fermente no nosso espirito, pois era mais um motivo para divulgação do lugar e a visitas de pessoas que apreciam a arte e vão onde ela se encontra.
saudações.
Atentamente
At Ento

Anónimo disse...

essa do museu até teve piada. seria necessário efectuar buscas para repôr as peças em falta...

Atento disse...

Olá caro anónimo.
Benvindo.
Talvez por isso é que a ideia de museu não seja de por de lado.
Mas mesmo sem as belas peças que por lá andavam, a Talha e as Pinturas já é muita arte num espaço só. E se dermos mais destaque à arte haverá sempre mais interesse pela nossa terra.
Saudações. Atentamente.
Et Ento

Anónimo disse...

Parambos, ville qui peu être fiére de son patrimoine. Trés belles peintures, un grand art de décoration.

Je remercie toutes les personnes qui font tout pour maintenir ce petit village en vie.

Bisou à tous (grande beijinho para meu querido filho Kevin e um para o papa)

Christina do 93

Atento disse...

Olá Cristina.
Este pequeno espaço tem a função de falar das nossas coisas a todo o mundo,a todos nós e aos nossos amigos que conhecem ou não Parambos. Conhecendo a nossa terra e as suas gentes os nosso amigos, e o mundo, vão conhecer-nos melhor.
O Kevin, posso dizer-te que, está bom. Ontem anda feliz da vida pois o Sporting ganhou.
Saudações verdes.
Atentamente.
At Ento

Anónimo disse...

Bonsoir

Merci à vous de me donner des nouvelles de mon fils.
Félicitation aux verts et oui, je sais qu'ils ont gagnés LOL
Je vous félicite à vous, que je ne connais pas personnelement d'avoir créer ce blog pour parler du petit monde de Parambos.
A trés bientôt
Christina

Atento disse...

Olá Christina.
O blogue é de todos nós que intervimos aqui, deixando o que nos vai na alma. "At Entos" somos todos os que gostamos de Parambos e aqui o vamos dizendo à nossa maneira.
Por isso este cantinho é também a nossa casa virtual no mundo com entradas em todos os lugares, para nós e todos os nossos amigos.
Saudações.
Atentamente.
At Ento

Anónimo disse...

Olá Cristina sê bem vinda.
Podias era escrever em Português porque nem todos sabem ler nem traduzir o Françês porque este Blog é de todos e para todos os Paramboenses. Continua a fazer os teus comentários mas escritos em Português.

Atento disse...

Olá caro Anónimo.
Com bem interpretas, este cantinho é de todos nós. Mas se for difícil a alguém expressar-se em português escrito, não deve por isso deixar de perticipar, é um desafio.
Vale também e intenção de querer comunicar e um registo é sempre uma marca de presença, neste caso, internacional. Quer dizer que estamos mesmo no mundo.
Saudações verdes.
Atentamente.
At Ento