16 janeiro 2007

As povoações que fazem parte da Freguesia de Parambos (1)

MISQUEL.
A Aldeia de Misquel é uma anexa da freguesia de Parambos.
Uma aldeia muito intimista e que se alinda para bem receber, isso vê-se no cuidado posto nas plantas ornamentais que enfeitam a rua e lhe dão um toque colorido e de bom gosto. Muito bem situada, altaneira e bem arejada com a serra à ilharga, com uma vista espectacular, com muita água e até há pouco com uma exploração de granito de qualidade considerada..
A aldeia de Misquel é muito dinâmica, pois tem um grupo de cantares que actua com regularidade cantando janeiras, organizando bailes e outros eventos para recreio de toda a aldeia.
Tem uma voz muito própria e quando é necessário faz valer junto do poder politico as suas razões, chegando até ao boicote de eleições, um direito de cidadania que eles levam a sério quando está em jogo as suas causas.
Tem uma escola que, tal como a da sede da Junta, está fechada.
A terra é de boa qualidade e cultiva-se um pouco de tudo, da horta ao pomar, da vinha ao lameiro, há por aqui quase tudo que torna as casas fartas
Tem uma capela dedicada ao S. Salvador do Mundo representado numa imagem da S.S.Trindade e, que festejam no dia 22 de Agosto, ali se venera uma santa que o é no coração do povo de Misquel, Santa Filomena, tal foi reconhecido pelo Vaticano aquando da requalificação do nome dos santos.
Deixamos aqui um pequeno apontamento fotográfico de uma passagem por Misquel. Entrada pela via principal alguns instantâneos da rua que divide a aldeia em duas de cima a baixo e a saída em direcção a Parambos, para além da imagem da referida Stª Filomena.
A todos os Misquelenses uma abraço fraterno com amizade.
Atentamente.
At Ento.












24 comentários:

Anónimo disse...

muito oportuna a publicação da cidade satélite...
ainda sou do tempo em que quando os miudos (da minha idade), se deslocavam a Parambor, eram por nós corridos à pedrada. Que mausinhos que nós éramos... Nunca cheguei a entender porquê, porque tinha e tenho em Misque bons amigos.
muito boas as fotografias.

sofia m disse...

Pois era, não gostávamos mesmo nada deles... Também não os conhecíamos, mas isso são detalhes.
Ainda me lembro de ir a Misquel fazer um jogo de futebol (escola contra escola) e de nos termos fartado de lhes "chamar nomes" ("misqueletos" conta?).
Enfim, desculpas atrasadas e uma abraço aos de Misquel.

Lektor disse...

Boa ideia alargar "o espaço de influência" do Blog. Rivalidades à parte, até é uma aldeia simpática.
Lektor.

Blue Eyes disse...

Uma das minhas melhores amigas...daquelas de sempre e de todos os momentos vive em Misquel!
Continua a postar que nós havemos sempre de vir visitar...

miguel disse...

Obrigado atento, por esta pequena homenagem a Misquel terra onde eu passei a maior parte da minha infancia .Claro k sempre houve uma pequena rivalidade com parambos e k eu nao gostava muito pois morei nas duas ,estudei nas duas ,metade da minha familia é natural de parambos,mas mas acho k hoje em dia as coisas estao melhores.um abraço

daniel disse...

Olá pessoal...
Misquel e Parambos é como o Benfica e o Sporting...Vizinhos mas foram, são e serão sempre Eternos Rivais.

Inté,
Daniel

Anónimo disse...

Bonjour a tous

et oui la rivalité entre ces deux villages est trés puissant. ILs sont rivals depuis des générations antérieurs.
Mon cousin Migule parle d'une petite rivalité LOL mais c'est tout le contraire, comme le dit si bien notre ami Daniel.
Misquel et Parambos, c'est comme un match de foot LOL!!!!!!

Bisous à tous
bom dia primo e saudades a tua epousa
Christina (France)

Anónimo disse...

Tenho a informar que os residentes no Lugar de Misquel são naturais de Parambos caso não saibam consultem o seu B.I. a rivalidade as pessoas a que a causam porquê?
E um lugar tão pequeno com tão pouca gente e andam sempre as turras uns com os outros não se dão bem entre vizinhos.

Anónimo disse...

pois é, temos é que cumprir as regras da boa vizinhança . está bem de ver que as supostas rivalidades não tem razão de ser. um abraço para miquel

Lektor disse...

Claro está que as "rivalidades", que sempre existiram, são e serão sempre saudáveis, pois reforçam identidades. Viva Parambos, viva misquel!!

Lektor

Atento disse...

Olá caros Bloguistas, Conterrâneos e Amigos visitantes deste espaço.
Quero deixar aqui um grande abraço a todos e um agradecimento especial a quem opinou sobre o tema MISQUEL. É oportuna e muita bem merecida, e antes a rivalidade fazia parte do nosso pequeno mundo, nós rivalizávamos como forma de afirmação, mais não deixa por isso de ser uma aldeia muito simpática, onde pode estar sempre uma das melhores amigas, e muitos amigos de certeza. Misquel merece esta deferência neste espaço pois ele é parte de nós, todos temos algo em comum, pela família, pelas amizades que se alicerçam no dia a dia, mesmo sendo uma espécie de Sporting versus Benfica, o nosso querido Sporting Clube de Parambos conta alguns como associados que cumprem e assim a rivalidade de gerações dissipasse hoje no convívio obrigatório, pois até somos da mesma localidade no BI e no fim somos como os vizinhos, quando é preciso estamos lá de forma saudável.
Tentei responder a todos nesta pequena prosa, mas creiam que as vossas palavras simplesmente reforçam a nossa vontade de estar aqui convosco.
Foi mesmo lisonjeiro este falar de um lugar que é importante no contexto da nossa freguesia, Misquel.
Para todos um abraço com amizade.
Atentamente.
AT Ento.

Helder Seixas disse...

Vivam as rivalidades desta dimensão e todo mundo viveria em PAZ e SOSSEGO,.
A rivalidade é saudavel quando as pessoas a sabem viver, o que na minha opinião é o que se passa entre Parambos e Misquel.
Cumprimrntos a todos os Bloguistas e hoje em especial mpara os nossos conterrânios de Misquel.

Anónimo disse...

apetece-me dizer "GRANDE MISQUEL".
POR ESTE ANDAR AINDA CHEGAMOS AOS 4000 VISITANTES.
AGORA IMAGINEM SE MISQUEL INSTALA UMA PORTAGEM QUE OS DE PARAMBOS TÊM DE PAGAR... NÃO DEIXAVA DE SER BEM APANHADO.
ABRAÇOS PARA A ALDEIA GLOBAL QUE É PARAMBOS, MISQUEL, VENDA NOVA E SÃO PEDRO

Daniel disse...

Olá Cristina e Atento,
Fugindo um pouco ao tema Misquel...gostaria de aproveitar esta oportunidade para vos lançar um desafio: Divulgar o talento da nossa Ronaldinha Morgane, pois trata-se de um fenómeno futebolistico único no mundo para uma menina desta idade, e que muita gente desconhece existir tal Diamante Parambense.

Inté,
Daniel

Anónimo disse...

Ola Daniel
Desculpa por o meu portugues mas agradeco te para a minha Morgane. UM grande abraço para ti y sua epousa.

Bsr Atento,
Et oui ma fille Morgane est un phenomene de foot, elle n'as que 11ans et joue au foot depuis l'âge de 5ans. N'oublions pas qu'elle fais partie de notre village Parambos et a mon avis comme dit Daniel, le défi est lancé.

Bisous a toute les personnes de Parambos sans oublier Misquel
Christina

At Ento disse...

Olá Daniel.
Sábias e Oportunas palavras. Só prova que estás com o espirito atento. Este espaço é de divulgação das boas novidades, vamos a essa.
Respondo também à Christina dando-lhe os Parabéns pela Morgane na qual deve ter merecido orgulho. Divulgo aqui a caixa de correio do blog, para a partir de agora poderem enviar notas, noticias e fotos para divulgação em página.
viverparambos@gmail.com
fico à espera. Um abraço com amizade.
Atentamente.
At Ento

Anónimo disse...

bsr a vous
merci pour cette adresse, je me permetrerai de vous adresser des photos du phenomene de ma filleMorgane

bonne soiree a tous

Anónimo disse...

nunca tinha ouvido falar da Morgane, mas presumo que será filha da Cristina, que, por sua vez é filha de Parambos.
Já agora gostaria de saber mais da Ronaldinha e parabéns a ambas

Atento disse...

Olá Christina.
Ficamos à espera das fotos de Morgana e mais informações para elaboração do texto respectivo.
como em que ano estuda,
Em que Clube joga.
Se é profiisional ou amadora.
Se esta actividade não perturba os seus estudos.
A idade
...
etc.
Saudações. Atentamente.
At Ento

Atento disse...

Olá Caro Anónimo.
Como vez este cantinho também é um espaço/surpresa.
está atento.
Saudações
Atentamente.
At Ento

Anónimo disse...

ola Atento

Morgane est nee le 23 janvier 1995 à Tremblay en France de Christina Ribeiro et Joao De Seixas (raposo). Elle est en 6émé dans un collége sport étude, elle partique le foot tout les jours de 16h à 18h le lundi mardi jeudi vendredi le mercredi cela ce passe de 14h a 18h. Elle est jeune donc a la posibilite de jouer en deux formations une masculine jusqu'a ces 14ans et l'autre en selection feminine.
Elle joue en pro pour le club US TORCY les maillots sont jaune et rouge et pour les filles elle représente l equipe de france junior feminine departementale et regional. Elle joue les matchs en equipe masculine tout les samedis et les dimanches se sont les matchs feminins.
elle a commence a jouer au foot à l'âge de 5ans et depuis n'as jamais quitte son ballon ( son pére l'aide aussi en lui expliquant qq trucs dans ce monde là.
elle es parti une semaine en Allemagne au mois de juillet 2006 pour representer la France. Pour les études tout vas bien elle arrive a gere foot et college puisque le college ou elle es c est un niveau de sport etude moitie ecole et l autre moitie foot elle aura 12ans le 23 janvier de cette annee

voila un peu de ma fille j espere que cela vous aidera un peu je remerci Daniel d avoir parler de ma fille sachant que je sais au fond de moi qu il l apprecie beaucoup^. ne pas oublier qu elle est francaise mais qu elle a du sang portugais donc un enfant de Parambos
Merci aussi a vous Atento pour vouloir ecrire un texte sur elle

bisous a vous tous (pour d autres photos vous n avez qu' a me le demander je lui fait des fotos a chaque matchs)
Bonne soiree boa noite para todos

Atento disse...

Olá Christina.
Estavamos com pressa de publicar a já está. Só agora vi esta mensagem, que vou tomar em conta, assim o texto que acompanha as imagens de Morgane foi escrito antes mas creio que está elucidativo.
Saudações.
Atentamente.
At Ento

Le Fou disse...

Misquel, terra mágica...

Atento disse...

Olá Le Fou.
E a magia de Misquel já chegou à Aldeia Global e merece e destaque.
Saudações.
Atentamente.
At Ento