09 janeiro 2007

Património Paisagístico de Parambos, A SERRA (2)

Voltamos à SERRA para finalizar o passeio que anteriormente aqui deixamos iniciado.

Vamos dar destaque ao caminho e às fragas agora vista em toda a sua nudez, desde que os repetidos incêndios despiram a Serra das suas vestes naturais.
As árvores que por aqui abundavam eram: As Cartinceiras, de onde se retiravam as varas, os Caibros, os Barrotes e os Paus de Castanho para a serração. Estes paus davam depois as aduelas para os pipos, pipas e tuneis. Os Sobreiros que além de darem a cortiça de nove em nove anos, tornavam a serra rica em bolotas para os porcos bravos. Os Castanheiro que davam a deliciosa Castanha. Os Pinheiros que davam a lenha miuda, davam resina todos os anos, davam troncos para a serração que eram transformados em madeira, e lenha mais grossa o cavaco que ardendo aquecia as lareiras e as casas.
Bons tempos que tudo isto havia na nossa Serra.
Agora esperamos que apareçam vontades de reflerestar.
Por hoje fica o registo de um percurso que todos deviamos fazer.
Atentamente.
At Ento.































4 comentários:

MiGUEL disse...

Ola a todos mais uma vez ,pois é atento, a serra era diferente,era uma serra com mais vida , mas para alem de toda essa riqueza vegetal k referiste ,havia na serra algo mistico para alguns e se calhar aterrador para outros ,o enimigo numero um dos pastores ,k eu pessoalmente dava tudo para k ainda por lá se pode-se vêr, admitindo porém k em criança me davam algum medo.Estou a falar claro do LOBO ,do lobo mau... saudaçoes verdes para todos e um abraço ao antónio.

Atento disse...

Olá Miguel.
Falas de algo que nos assustava, embora eu nunca tivesse visto nenhum, o LOBO, mas de tão falado nas histórias que os fortes contavam, os lobos eram sempre enormes, astutos e maus, mas ainda há raposas pela serra, pois são vário os seus vestigios.
Hoje resta a saudades deles, lobos, como património histórico nas narrativas dos mais velhos.
que o verde seja mais forte este ano.
Saudações Verdes e Bom Ano.
Atentamente.
At Ento.

Anónimo disse...

Ola a todos!
Gostei muito de ver a paisagem da serra, lembra-me as minhas férias do mês de agosto. Queria mandar um beijo ao meu tio Antonio Raposo que està na fotografia. Bom Ano 2007 para todos.
Sandra Seixas-Ribeiro (frança)

Atento disse...

Olá Sandra Seixas-Ribeiro.
Tens toda a razão em relacionar a Serra ao lazer das férias, pois é bonita de ver e passear. O teu tio António é um bom companheiro de caminhada, está sempre prontos para um passeio e fica bem na fotografia.
Um abraço aos teus pais e Bom Ano Novo para todos.
Saudações
Atentamente.
At Ento