02 fevereiro 2008

O Entrudo

"O costume de se brincar no período do carnaval foi introduzido no Brasil pelos portugueses, provavelmente no século XVI, com o nome de Entrudo.

Já na Idade Média , costumava-se comemorar o período carnavalesco em Portugal com toda uma série de brincadeiras que variavam de aldeia para aldeia. Em algumas notava-se a presença de grandes bonecos, chamados genericamente de "entrudos".

A denominação genérica de Entrudo, entretanto, engloba toda uma variedade de brincadeiras dispersas no tempo e no espaço... "
"...Ainda resistem em Portugal algumas celebrações do Entrudo que mantêm a sua singularidade, de acordo com as nossas tradições. Em Trás-os-Montes contam-se pelo menos três: Lazarim, Vinhais e Podence." "At-TAMBUR"


"Muito tem sido escrito sobre as máscaras e os mascarados de Portugal e do Mundo, quanto à sua origem, significado, morfologia, funcionalidade e outros aspectos, por eminentes etnólogos, quer do Estrangeiro, quer do nosso País.

Se hoje pretendemos evocar este tema tão vasto e difícil é tão somente porque vem a propósito, acerca da exposição de pintura sobre as máscaras e caretos transmontanos que vai estar patente ao público no Museu Abade Baçal de Bragança, e que é da autoria do pintor António dos Santos Silva, natural de Jou, concelho de Murça, e radicado em Paris, há cerca de 30 anos... " António Cravo" "


Andamos pela net a ver algo sobre o Entrudo e aqui ficam apontamentos breves que fala de antiguidade e continuidade. Para ver mais é só clicar nos atalhos que estão detacados e podem ver mais nas fontes onde andámos.


Bom Carnaval.

At Ento


9 comentários:

eduardo disse...

Boa noite.
Viva o SPORTING que não joga nada de nada é uma miséria, enquanto continuar-mos sem treinador será sempre assim.
Para quem pensava que ganhar 4 jogos seguidos já estava-mos no bom caminho que acorde porque ganhar ao Lagoa, Beira Mar e Penafiel até os lampiões ganhavam, Com o Porto tivemos mais sorte que juizo.
Fora o Paulo Bento e Filipe Soares Franco, que vão para o clube deles e que deixem o nosso em paz.
Eu acredito que vamos ficar em 2º mas para isso temos que jogar sempre entes dos lampiões, já que jogar depois nunca aproveitam os pontos que eles perdem.

Saudações LEONINAS

eduardo disse...

É carnaval ninguém leva a mal.

Viva o SPORTING

Anónimo disse...

Eu bem que tenho dito que este Sporting é um Clube de 2ª liga mas não acreditam ganharam uns joguitos sem saber ler nem escrever e voçês logo fizeram a festa. Ficam contentes com tão pouco. A jogar como estão ajogar vão ficar já pelo caminho no jogo para a taça de Portugal no próximo Sabado com o Maritimo. Este ano não vão ganhar nada de nada e ainda estão sujeitos por este andar nem sequer ás competições Europeias vão.

at ento disse...

Olá Eduardo.
Viva o Sporting.
Apesar de tudo é este clube que nos liga ao mundo e o mundo nem sempre é o ideal, mas é nosso.
Saudações leoninas sempre com amizade.
At ento

Anónimo disse...

Todo estadio a chorar todo estadio a chorar pelo Sporting olé lá lá lá lá lá todo o fracáço do Sporting olé lá lá lá lá lá só sentimos o sabor da derrota olé lá lá lá lá lá pois é melhor ficar em casa

at ento disse...

Olá caros bloguista anónimos. a festa faz-se com os participantes. As derrotas devem servir para ver os erros e melhorar, como a selecção nacional, é a vida, quando os jogadores não se enquadram no jogo tudo pode acontecer.
Mas mal seria se isso fosse a razão para deixar de ser. fracas convicções seriam as de tais adeptos.
Nós somos verdes sempre com muito brio.
Saudações verdes com a nossa amizade.
At Ento

KARPEIX disse...

Para começar gostava de perguntar a estes dois anónimos se têm coragen para dar a cara no final destes comentarios, ou têm vergonha pela classe de comentarios que fazem, porque com estes comentarios vesse que:
1º possivelmente terao vergonha do compeonato que estao a fazer suas equipas (inclui todo).
2º veem-se impacientes e nervosos pelo sporting puder chegar ao 2º lugar e assím ultrepassar o benfica.
3º nao têm a mais minima idea do que é o futbol, e daí esses comentarios.
-Quando o sporting tiver um presidente que esteja em tribunais como o presidente da juventos, aí poderá descer á 2ª liga.
-Quando o sporting tiver um presidente que esteja em tribunais como o do porto pelo apido dourado, aí poderá descer á 2ª liga.
-Quando o sporting tiver um presidente que esteja em tribunais como o do benfica (Vale e Azevedo)pelos famosos terrenos, e otros, aí poderá descer á 2ª liga, porque para descer por pontos tem que estar nos tres ultimos, e por enquato tem andado nos 3 ou 4 primeiros.
Aconteça o que aconteçer seremos sempre fíeis e verdadeiros LEOES.

Saudaçoes sempre daquela cor...

Anónimo disse...

Caro Karpeix:
1º Anonimo não me identifica como nome pessoal;
2º Karpeix isso o que é? é nome de gente ou será alcunha. Tambem não se identifica como nome;
3º Sou tanto ou mais Sportinguista como voçê e mais não digo.

atentos somos todos disse...

Já o ditado assim o diz chamem-se os bois pelos nomes