11 fevereiro 2008

Provérbios do Mês de FEVEREIRO

Vamos hoje falar do tema Provérbio que temos vindo a tratar tematicamente por meses, nesta caso vamos tratar do mês de FEVEREIRO.
Vamos deixar alguns que se dizem por terras de Parambos e outros que nos chegam de França, pela participação da nossa bloguista, Christina. a tradução foi trabalhada para manter o espírito e a rima que é coisa que os provérbios contemplam para serem mais facilmente assimilados.

1 - Fevereiro matou a mãe no soalheiro.

2 - Fevereiro quente traz o diabo no ventre.




"Quand février n'a pas de grand froid Le vent dominera tous les autres mois."
3 - Quando Fevereiro não tem grande frio
O vento dominará até ao Estio
.


"Mieux vaut un loup dans son troupeau, qu'un mois de février beau."
4 - Vale mais no rebanho ter um lobo,
que mês de Fevereiro formoso

" Si février est sec et chaud garde du foin pour tes chevaux."
5 - Se seco e quente é o mês de Fevereiro
guarda para os cavalos o feno no
celeiro
"Neige de février tient comme l'eau dans un panier."
6 - Neve em Fevereiro,
é como a água carregada num cesteiro



"Mieux vaut un renard au poulailler qu'homme en chemise en février."
7 - Vale mais uma raposa no galinheiro
que um homem em camisa em Fevereiro.

Hoje ficamos por aqui, aguardamos sempre a vossa participação se aceitarem o desafio de complementar, com outros provérbio que se relacionem com o mês em curso.
A Flor que oferecemos nesta postagem é de uma amendoeira ali para os lados da Vilariça, que o bloguista e amigo XO_OX nos ofereceu num dos seus blogs. Pelos vistos a Primavera já anda por aí.

At Ento

6 comentários:

Anónimo disse...

Olá At Ento!
Gostei de viajar por Parambos
sobretudo pelo seu aspecto tão verdejante.Faz pensar na estação do ano que se aproxima...
Vou aqui deixar o meu contributo para aumentar o vosso stok de provérbios: " Neve em Fevereiro cai nas serras, poupa um carro de estrume às vossas terras".
Aquele abraço com amizade.
Lália G.

at ento disse...

Olá Lália G.
Muito gratos pela visita e partilha que nos enriquece. Este provérbio não conhecíamos, ele fará parte do espólio e será publicado na 2ª edição no final do mês.
O verde inunda-nos, sinais da Primavera que por aqui de abeira e que condiz com o nosso espírito
Saudações com a nossa amizade.
At Ento

Anónimo disse...

Estás mesmo muito "Atento" At Ento.
Embora cá em casa ninguém seja muito ligado ao futebol, quero dar-vos os parabéns por mais esta vitória.
Aqui vai mais um contibuto, este dos lados de Mogadouro..."Luar de Janeiro faz sair a galinha do poleiro, lá vem Fevereiro que leva a galinha e o carneiro"

Abraços,gora de Vila Flor
Lália G.

at ento disse...

Olá Lália G.
Nós achamos que a partilha é o melhor do mundo, daí estarmos sempre atentos, dentro da disponibilidade, claro, às partilhas para desta forma preservarmos ainda mais as memórias que são nossas transmontanas entenda-se e desta forma que se tornem globalmente conhecidas, sem falsa modesta esta é a nossa humilde pretensão.
Temos este fraquinho que é e nossa força colectiva de toda uma aldeia se sentir verde. Obrigado pelos parabéns, Quando ganhamos ficamos muito verdes de contentamento, dá para notar, não!
De Vila Flor, boa terra e tem um bloguista GRANDE divulgador das maravilhas que por aí acontecem, " a descoberta de Vila Flor" temos um atalho aqui ao lado, vale a pena visitar.
Mogadouro e a sua serra para além das cerejas e tudo o mais é também um belo lugar para caminhar e descobrir.
O provérbio é muito interessante, adoramos.
As nossas saudações com amizade.
At Ento

Anónimo disse...

Viva At Ento.
Relativamente ao bloguista, grande divulgador das maravilhas de Vila Flor, Miranda, Zedes,Brunhoso... e autor da foto acima conhecemos ambos muito bem. Leio tudo quanto escreve e admiro cada foto dos milhares que armazena. É de facto GRANDE. Quanto a Mogadouro, é realmente um bonito lugar. Já percorri muitos dos seus trilhos, em outros tempos. Digo em outros tempos porque agora o tempo foge.
Abraços
Lália G.

at ento disse...

Olá Lália G.
No que toca às coisas a descobrir em Vila Flor tens acesso priveligiados, nada com estar pertinho de onde as coisas acontecem. Todo o Nordeste é lindo e Trás Os Montes é uma bela região de fragas que dão un cunho especial à paisagem.
Temos de distrair o tempo para andar mais devagar, por isso temos de ver sempre o lado melhor da vida, por vezes é impossivel (as lurdinhas e cª assim o tentam contrariar)...é a vida, como dizia o outro.
Saudações com amizade.
At Ento