27 junho 2008

Fogueiras S. João em Parambos

Os festejos de S João, são manifestações enraizadas no mais profundo do ser humano. Por esta altura a nível mundial, no Hemisfério Norte, acontece o Solstício de Verão, que os povos sempre associaram a tempos de mudança, daí o "queimar" o antigo para dar espaço às novas colheitas, quer de cereal e sementes, dos fenos, da lenha etc. Hoje evocamos o nome de S João, mas as manifestações continuam com cunho popular, a que o santo não era dado, pois era um asceta sóbrio que vivia no deserto, comia gafanhotos e se cobria de peles.


Cá na nossa aldeia as fogueiras têm o sentido do "defumar as casas". Os defumadouro são de bom augúrio, pois espantam os maus espíritos, deixando assim espaço para os bons. "Quando antigamente as crianças andavam definhadas dizia-se: Tens de defumar a cachopo"



Mas também é um momento de mostrar quem faz a maior fogueira e para isso as pessoas, de todas as idades, correm a aldeia a para ver qual é a maior.




As medidas tiram-se pelo salto que tem de se dar para lhe passar por cima, ficando assim com a ideia de grandeza e vai-se defumando o corpo.




Estas arruadas são para todos, novos e velhos, e é uma animação pois é um momento de partilha e comunhão de uma tradição que aquece.



A aldeia, ao escurecer do dia 23 de Junho adquire um aspecto irreal, pois o fumo enche as ruas, entra nas casas e sobe ao ar dando a sensação de que a aldeia flutua


Estas fogueiras do S João são mesmo especiais pois nem tudo se queima, só plantas verdes como o Trovisco, a Belaluz, Canas Babosas, entre outras que dão um aroma especial ao fumo.
São momentos muito bem conseguídos os que aqui deixamos. Para quem não os viveu sentir saudades e avivar recordações.


At Ento

8 comentários:

Anónimo disse...

Olá a todos!
Quando eu era pequena, também saltava as fogueiras de S. João. Gostava imenso dessa tradição. Numa dessas noites, alguém colocou um molho de lenha na frente da fogueira e eu ao saltar dei um valente tombo. Como havia muito fumo, não se via nada e eu caí e magoei-me bem.
Mas hoje sinto saudades dessas festas e não me importava de repetir essas aventuras.
Cumprimentos para todos
Clarinda

at ento disse...

Olá Clarinda.
O S. João é popular e as pessoas gostam de lhe tomar o gosto e pregar Partidas, essa da facha de lenha à frente era para os distraídos, e tu não "voaste" suficiente alto. Por vezes também acontecia, O fumo estar ao "rubro" e, saltarem duas pessoas em sentido contrário e, encontrarem-se em pleno salto, mesmo cima da fogueira e aí vão eles, ou elas pela fogueira dentro, o que vale é que as fogueiras de S João é só fumaça.
São estas pequenas circunstâncias que fazem depois mais fortes as recordações.
Saudações com amizade.
At Ento

Helder Seixas disse...

Boas,
ainda bem que estas tradições não se perdem,
eu ainda me lembro bem das fogueiras de São João e de as saltar onde as houvesse.
Parabéns a todos que as fizeram.
Saudações de amizade,
Helder Seixas

Anónimo disse...

Holla!!
Esto a ver que es tradicoes continua eu lembro quando saltava es fogueiras de Sao Joao com au daniel leo ect ...
beijinhos parra todos a aldeia de parambos et parra a familia rapoza et a minha avo querida!!!
kevin de seixas

at ento disse...

Olá Helder Seixas.
Quase todos temos esta lembrança da "prova de fogo" a que eramos sujeitos desde pequenos, pois tinhamos de saltar como os outros, era uma "batalha" a vencer e assim se crescia. è bom termos estas memórias para deixar aos mais novos.
Saudações com amizade.
At Ento

at ento disse...

Olá Kevin de Seixas.
Esperamos que tudo esteja bem contigo e com a tua família.
Foi muito bom lermos as tuas memórias dos tempos, recentes, em que saltavas, com os teus amigos, as fogueiras de S João aqui na nossa aldeia.
São experiências que nunca vais esquecer porque foram importantes e assim se vão alimentando as tradições.
Saudações cá de parambos com amizade.
At Ento

Anónimo disse...

Olá!
É só prara lembrar que hoje, dia 1 de Julho faz anos que nasceu o Grande Sporting!

Anónimo disse...

amigos
parambos é uma aldeia sportinguista,saltamos fogueiras e agóra dia 1/julho/2008 vamos saltar de alegria ,a todos que gostâo do club do coraçâo....
Parabêns sporting clube de portugal
pelos teus anos de vida .102 anos de glória esforço e dedicaçâo nâo só no fotebol como nas outras modalidádes os meus parabêns nâo fosse eu do sporting.
s.c.p.