16 maio 2012

As cores de Maio

Hoje lembramos o mês que decorre, Maio, um mês onde a natureza mostra toda a sua beleza, em qualquer lado, numa qualquer flor que desabrocha como que desafiando-nos a admirar esta arte efémera, mas sempre intensa.


Como a Papoila na sua bela cor Vermelha que nos lembra momentos e canções que apontaram Horizontes de Humanidade, que acreditamos continuam nos nossos corações como meta atingir (embora, de momento, arredados da Coisa Pública, a politica actual).
Um postal para os apreciadores e amigos bloguistas,  conterrâneos que nos visitam.  

At Ento

7 comentários:

Resiliente disse...

Saudações
Sempre inspiradores os temas, que escolhe.
Na mitologia grega a papoila estava associada a Hipnos, o Deus do sono, hoje sabe-se porquê....
As suas pétalas frágeis e o seu caule fino mas resistente, transformam totalmente a paisagem agreste , assim deveríamos ser nós, Homem, no meio que nos rodeia.

Viver é recordar, sinto presente o toque suave dos meus dedos de menina nas suas delicadas pétalas, transformando uma simples flor numa boneca/princesa com o poder do meu eu passar a ser "igual" a D. Quixote de La Mancha.

Na solidão da minha aldeia, as horas viravam minutos nestes momentos, outra brincadeira que me lembro era das horas passadas a descobrir o sexo da papoila em botão, ao tentar adivinhar a cor escondida no interior do botão.

Obrigado, por mais um momento de partilha e que trás de volta os momentos em que fomos verdadeiramente livres.
Atenciosamente.

At Ento/ViverParambos disse...

Olá Resiliente.
Honrados pelas ilustres e poéticas palavras que acrescentam importância e conhecimento histórico que complementa e completa muito as nossas humildes postagens.
Fala de um passatempo que os miúdos, por aqui, também faziam umas "apostas" para adivinhar a cor do botão da Papoila, diziam a expressão/pergunta: Boi ou Vaca? depois conferia-se, boi era vermelho e vaca era rosa, e ganhava quem acertava na cor.
Saudações verdes com a nossa amizade.
At Ento

JL disse...

Afinal não estão aqui hoje os comentários do final da taça de Portugal entre a Academica e o Sporting porque será? A aldeia dita mais verde está de luto. Coitados não ganharam nada. Saudações desportivas e até para o próxima época.

At Ento/ViverParambos disse...

Olá JL.
A realidade é como é e no desporto também. Sabes que só festejamos quando há motiva para a festa e aí estamos com o espírito da dita, quando não há motivo, aguardamos melhores oportunidades, e "sem coitadinhos" que sabes que não somos pois temos estatuto de boas pessoas como todos/as os que são, aceitamos as tuas saudações desportivas que retribuímos com a nossa amizade Verde de Sempre.
At Ento

Anónimo disse...

Sporting reprova no exame de Coimbra

Resiliente disse...

Saudações
Devemos humildemente festejar com os vitoriosos e com grandiosidade homenagear os "derrotados", ambos têm em comum o esforço e o desejo de vencer.

Na vida, as nossas derrotas passam a vitórias ao analisarmos/descobrir-mos o porquê das mesmas e sermos resilientes.

As flores de Maio desaparecem nas estações frias mas surgem com todo o seu esplendor na Primavera .

Atenciosamente ,desta cujo coração balança entre o verde que me viu nascer e o vermelho daqueles que me acompanham na caminhada da vida.
Atenciosamente

At Ento/ViverParambos disse...

Olá Resiliente,
Verde com coração vermelho, muito republicano, esta junção. Ainda bem que existem tantos clubes com os quais nos podemos identificar, é salutar e o desporto é isso mesmo. E no clube do nosso coração o SCP, desde há muito se realça a formação e isso é muito importante, o mundo desportivo sabe isso e é bom para ao espírito desportista, que nos alimenta. Mas há o outro lado da moeda, as vitórias que nem sempre "caem" para o nosso lado, claro que quando isso acontece a alegria está do noutro lado que não o nosso, desta feita em Coimbra, que esperava esta festa há tanto tempo, e aconteceu e é desporto, Parabéns claros ao academistas.
Que as flores de Maio e da esperança nunca esmoreça nos adeptos de qualquer clube pois um dia acontece e há festa. Saudações verdes com a nossa amizade.
At Ento