23 novembro 2006

O BRASÃO de Parambos. Estudos que andam por aí

Olá meus caros Conterrâneos Bloguistas.


Sobre o tema em questão, impõe-se umas palavras justificativas.
Segundo as nossas fontes bem colocadas:

O tema tratado em qualquer estudo do brasão aqui representados, é a Água, o Vinho, o Azeite e Património/Tradição.

As regras da Heráldica, diz-nos que para uma freguesia o brasão é encimado por 3 Torres, concelho 4 e Distrito 5.

O autor achou por bem glosar de forma criativa as 3 torres valorizando-as pela simbologia que está ligada ao Fontanário, sendo uma homenagem ao dito monumento e à Água, dai o destaque encimando o escudo e simbolizando as 3 torres que a freguesia tem direito, a própria forma do escudo é baseado nas forma do Fontanário.

O vinho está representado pela uva nuns estudos, e pela folha de videira noutros, tem a ver com soluções gráficas, mas a significação é a a mesma.

O azeite é representado pela Árvore/Oliveira que pretende ser a representação de uma Oliveira secular. Ou pode ser o lendário negrilho no entendimento de algumas pessoas. Embora o azeite esteja ligado à luz, do sacrário, das casas e era ofertado como "esmola" pelos que partiram, isto só faziam os mais ricos. O azeite sempre foi considerado factor de riqueza e as oliveiras tinham um valor tão grande que se hipotecavam ou transaccionavam-se apenas oliveiras sendo que a terra não tinha tanto valor.
A tradição é representada pelo santo Padroeiro, pois à volta dele e na sua "casa" que é património digno de realçar e do qual devemos ter orgulho. Aí, na igreja, se desenrolaram todos os actos festivos e de cimentação de laços sociais que fazem, parte da nossa cultura de crentes. Casamentos, baptizados, Bodas de Ouro, encontros dominicais, festas sacra e convívios...

A diferença do nº3 para o nº 4, Como estão classificados no video que pode ser observado mais abaixo, é que o Fontanário está representado a um terço dentro do escudo e no outro está representado simbolicamente nas torres.

Cada elemento destes estudos ocupa um terço do espaço interior do escudo. Este assentará num pano Verde, cor dos campo e das montanhas e das nossa expectativas, que se deve reflectir na cor da bandeira de Parambos. O fundo do interior do escudo pode ser Ouro, amarelo significando o nossa riqueza e antiguidade, Prata, prateado segnificando os nosso invernos rigorosos promessa de boas primaveras , ou Azul, significando o nosso céu transmontano como promessa de que o futuro se concretiza

Num outro estudo é tratada a localização, Alto Douro, assim é representado no terço inferior do escudo o nosso Cabeço, ou Trás Os Montes, e o rio Douro, do qual enquanto região, ainda temos beneficio no vinho.

Claro que estes são estudos. A sua publicação pretende lançar o debate. Pois Parambos merece ter as suas armas talhadas na pedra.
Estes estudos foram elaborados, já lá vão três legislaturas atrás, vamos na quarta. Quando foram apresentados, o presidente dessa altura não avançou com o projecto porque não tinha 30 contos, quantia necessária para abrir o processo...

Aqui fica o nosso contributo para ver se agora a coisa anda.
Atentamente.
At Ento

7 comentários:

Daniel disse...

Olá Atento,

Na minha opinião deveria haver um Leão...ficava bem ao lado do S. Bartolomeu....

Inté
Daniel

KARPEIX disse...

Olá Daniel, estou contigo.
Aí está uma idea fantastica, eu troco pela uva/folha porque o vinho, melhor ou pior á en todo lado, e essa RRRASSA DE LEAO só se encontra en un sitio: na ALDEIA MAIS VERDE DE PORTUGAL.
Abraços para todos os leoes.

Atento disse...

Olá Daniel.
Se fosemos a votos se calhar essa ideia pegava e era verdade, pois são os leões que dão o corpo ao manifesta aquando das festas ao santo.
eu votava aí.
Um grande inté para ti
Atentamente.
At Ento

Atento disse...

Olá Karpeixe.
Está bem, mas não há madurinho como o nosso. É isso que dá raça ao leão que há em nós, claro que bebido com moderação. Vai um copo?
Um abraço
Atentamente.
At Ento

Anónimo disse...

Viva caros leões,

Gostei de saber da existência de um estudo sobre o brasão de Parambos que aparentemente está definido mas ainda não de forma oficial. Esperemos que os criadores para além da inspiração tenham tido iluminação. Seja qual for o resultado terá sido, sem dúvida, feito com boa intenção. Além do brasão também podia ser pensado um lema para a aldeia de Parambos, e aí talvez pudesse ser incluída a raça, a força e a beleza do leão...

...

Falando ainda da freguesia de Parambos seria muito útil ajudar o executivo da junta a incluir informação da freguesia em www.freguesias.pt que infelizmente ainda se encontra vazio de conteúdo.

Uma coisa é certa, a côr da freguesia não será difícil de escolher...

Fiquem bem e boas vitórias

Duarte

Anónimo disse...

e ainda para enriquecimento da nossa cultura geral aqui fica este apontador:

http://www.tuvalkin.web.pt/terravista/guincho/1421/bandeira/pt-c.htm#intro

Saudações,

Duarte

Atento disse...

Olá Duarte.
há sempre ua intenção por trás de qualquer decisão. A diferença estará sempre na ponderação. Embora isso por vezes pareça dar muito trabalho e tomam-se decisões apenas. O nosso concelho está cheio de "restos" de decisões que não levam a lado nenhum ou se arrastam indefinidamente e claro tem custos...
Que haja luz de lucidez. Esperamos.
Em Parambos a net está apenas agora a entrar nos hábitos.
A freguesia não informam porque não adere aos novos tempos, pois há serviços públicos para esse fim.
Este espaço não tem ambições oficiais, mas apenas de informações informais e local de troca de estados de espiritos
de raiz cultural das gentes do nossa aldeia verde de Parambos.
Boa dica o endereço que enviaste.
Venham as vitórias.
Um abraço.
Atentemante .
At Ento