27 novembro 2006

Património Paisagístico de Parambos, exterior da Igreja


Há dias falavamos da riqueza da nossa Igreja, um dos pontos principais da Arte Sacra do Concelho. Mas ao visitar tal lugar, podemos ser brindados por uma paisagem envolvente rica de tons e de uma profundidade que vai muito para além de S. João da Pesqueira,
o ponte de vista ideal é ao pé da frondosa Tília que refresca e embeleza o recinto.
Se olharmos para os lados da Foz do Tua, em dia claro, é um nunca mais acabar de montes que se sucedem até ao infinito.



Se olharmos para os lados de Alijó, então o olhar, percorre o casario de Parambos, alcança o Marão e todo o espaço que fica entre ele e nós.
Se olharmos mais para o Norte, muito sobranceiramente nos mira o nosso Cabeço que de modo altaneiro vigia a nossa aldeia, qual sentinela que vela a fronteira para a serra.
Se olharmos para os lados de Misquel vemos os nossos campos de vinha, pomares e batata e sentimos a proximidade do monte da senhora da Paixão, esta vista não a têm os de Arnal, que tendo a santa não a conseguem ver com este enquadramento, por isso eles gostam tanto de vir a Parambos.
Esta paisagem é dinâmica, tal como a luz do sol ou os factores climatéricos. Todos os dias a paisagem muda. Por isso é um local de eleição para estar.
Estes registos chegaram-nos num dia de nevoeiro e sol.
Maravilhem-se. com este belo conjunto de tons brancos e sombras nesta envolvente verde e azul claro, nevoeiro e sol.
Atentamente.
At Ento.

3 comentários:

Anónimo disse...

Ai que saudades eu tenho das tardes de Domingo passadas á sombra da Tilia da nossa juventude que ali passava horas no Adro a jogar ás cartas, á bola, as corridas á volta da Igreja, o jogo do peão , a cabra cega o toque das trindades ao por do sol. A juventude de hoje não sabe brincar só pensam em T.M. jogos de computador, nem sabem brincar.
Como mudam os tempos.

Atento disse...

Olá Caro Anónimo.
A saudades servem para recordarmos o que fou bom. Ainda bem que as sentimos, é porque valeu a pena viver as situações que recordamos. Mas debaixo daquela Tilia e em todo o adro é bom sitio para qualquer momentos fazer qualquer coisa. Hoje, em certas alturas, ainda se vê por lá muita juventude.
Saudações.
Atentamente.
At Ento

Anónimo disse...

bsr

en plus la maison de mes parents n'ai pas loin de cette belle église qui est un véritable patrimoine de notre petit village qui est PARAMBOS

Christina