11 setembro 2008

Caminhada pela LINHA DO TUA...(4)...

Voltamos hoje a Caminhada Pela Linha do TUA. numa quarta entrada pois há tanto para mostrar, do que nos encantou, que não resistimos em saborear, agora com todos os amigos bloguistas, estes momentos vividos em pleno, neste pedaço do "REINO MARAVILHOSO" do Vale do Tua.

Depois da "Pedras Más" a próxima meta era Tralhariz. Encontramos mais um pequeno túnel...

...e mais uma curva a seguir a outra...
e mais outra curva e contra curva entre ravinas com oliveiras em fundo. As Oliveiras dão-se bem nestes vales, assim como o Sobreiro, o Carvalho e tantas outras espécies que merecem ser preservadas.


sinais de resistência que a natureza nos dá, nestas pequenas saliências, abertas pelo tempo nas fragas, a vida brota e marca, aqui numa curiosa geometria que parece procurar o equilibro da esquadria.

Neste apontamento podemos ter a noção da proporcionalidade e da grandeza na relação do tamanho "Homem paisagem quer horizontal quer vertical".


O apeadeiro de Tralhariz e o apontamento deste momento de breva descanso para a foto...


...e voltamos à marcha, pois havia outra "tarefas" para realizar e pelos visto vontade não falta...a pedra é pesada! ... Será que aqui a linha vai ficar mais larga?


...a altura é impressionante!...



... esta beleza rude em que a luz do sol realça a brancura que a passagem das águas dá à pedra ficando com este aspecto lunar...
...e este pormenor do domínio das forças da natureza pela intervenção humana. Uma autêntica muralha para suster a enormes pedras... e saber que fizeram isto para que a comunicação, entre aldeias isoladas , fosse possível.
Só podemos agradecer aos Homens que arquitectaram este projecto, da linha do caminho de ferro que liga, agora, o Tua a Mirandela.
...continua...
At Ento

4 comentários:

Sei que existes disse...

Bela reportagem!
Beijocas grandes

at ento disse...

Olá "Sei que Existes".
Magnifico é mesmo realizar este percurso. Como sabemos que és sensível ao Património, este é um percurso que se recomenda, pois é muito mais impressionante que o Vale Douro, do qual já fizeste reportagem.
Aguardamos ver a tua reportagem, pois era sinal de que tinhas fruído este encanto de paisagem singular.
Saudações com amizade.
At Ento

Xo_oX disse...

Obrigado por mais este fracção da reportagem... não há dúvida que valeu a pena o passeio e de que foi divertido!

Um abraço

Ana Maria disse...

Que beleza essas paisagens. A natureza é realmente um presente de Deus, pena que nem todos valorizem esse presente.
Você já pensou em editar um livro com essas maravilhas que há por aí?

Ana Maria
SP - Brasil