28 junho 2007

S. Pedro. O lugar e o seu Patrono

Hoje vamos dar destaque ao S. Pedro. Patrono no lugar com o mesmo nome e que pertence à freguesia de Parambos
Vamos recordar: Por esta altura, há uns tempos atrás, eram tempos de animação, normalmente gastavam-se os lucros do S. João (que se realizava em Parambos), e siga a festa com o S. Pedro. Tinha honras de cascata, feita no sobre o muro do adro e dançava-se no largo lateral da capela. Eram os tempos dos leilões das moças mais bonitas (mesmo que não dançassem bem, mas neste tempo todas eram boas de bailar) pelo processo do cálice de vinho fino com uma bolacha. Interrogar-se-à, quem desconhece, sobre o pormenor da bolacha. Muito simples, o rapaz que ganha-se o lance, dirigia-se à rapariga e oferecia-lhe a bolacha, ele bebia o vinho e... siga a dança a que tinha direito.



Aqui o S. Pedro no passeio do Padroeiro num dia 24 de Agosto, saído do Baú das Memórias.

O lugar de S. Pedro, localizado ao fundo da Avenida de Parambos, na estrada para Linhares e S. João da Pesqueira. Tem uma pequena capela, que domina a entrada no lugar vigiando o caminho antigo que vindo dos lados do Castanheiro, seguía em direcção à antiga Vila de Ansiães.
Nesta capela o patrono que dá o nome ao lugar,è o S. Pedro, mas aqui é venerada também a Senhora da Guia, que aqui vemos seguindo S. Pedro na procissão.


At Ento

11 comentários:

Anónimo disse...

Parabens por mais estas belas recordações.
Ainda sou do tempo dos grandes bailes de S. Pedro em volta da Capela ao toque da aparelhagem sonora que na altura se alugava do calice, da taberna, da cascata enfim tempos passados e bons tempos. Saudações

Anónimo disse...

Ummmmm que bom é lembrar as festas de S. Pedro em Parambos há uns 35 anos atrás era eu ainda criança, neste dia havia um vai e vem entre Parambos e o Lugar de S. Pedro era o gira discos com os atifalantes pendorados no negrilho a mandar o som para o Castanheiro Misquel e Arnal anunciando as festas de S. Pedro de Parambos

Anónimo disse...

bom-dia a todos
quem pode me dizer que são as duas raparigas da permiere fotografia
obrigado

Anónimo disse...

Como é já tradição,o S. Pedro foi celebrado com uma missa na capela a que atrás é feita referência.
Só faltou o bailarico...

Anónimo disse...

Para quem perguntou pelas meninas da fotografia.
Cá para mim parece-me que a da esquerda será a Magali e a outra será ou a Clara ou a Fernanda Almeida.

Anónimo disse...

Bon dia a todos. as duas raparigas na primeira fotografia sao a Magali e a prima dela Katy. E na segunda foto sao a Fatima Baptista, Filomena Peixota, mas quem e a mulher que esta ao lado da Fatima? Obrigado. Beijinhos para todos. Sandra Ribeiro (Paris)

Anónimo disse...

Ao lado da Fátima está a Julieta

Anónimo disse...

Melhor dizendo a Julieta está atrás, ao lado parece-me ser a Ana Lúcia

Anónimo disse...

na primeira foto e a Magali e a Katy e na segunda foto e Magali,Monica,felicidade,Fatima Batista, Julietta,Fernanda,Natercia, e a katy.
beijinhos para todos até o mes da agosto.
Flora raposa

lagárto disse...

amigos de parambos
a fésta que se fazia a s.pedro,acabou deichou muitas recordaçôes,boas e más(...) .
gostáva de sabêr em que ano foi feita a ultima fésta .
obrigádo

Atento disse...

Olá Lagarto. Bem-vindo a este ao espaço verde que é este cantinho.
A festa de S. Pedro com baile e arraial popular não se faz há uns tempinhos, embora as gentes de S. Pedro por esses dias juntam-se numa comezaina. Este ano apenas houve missa na Capela.
Os tempos mudam-se e não havendo juventude as coisas vão perdendo a mocidade e sem mocidade a festa não é a mesma coisa.
Por isso vamos recordando as coisa boas que aconteciam nestas festas.
Saudações com amizade.
At Ento