01 outubro 2007

As uvas, na ramada e na videira em Parambos

Vamos hoje falar de videiras e de uvas, pois é o tempo delas. Começamos por uma ramada e a sua carga.



A senhora Maria Hermínia parece querer lembrar-nos aquela história da "raposa e as uvas" que por estarem altas dizia estarem verdes. Por estes dias vai ser outra história, e este rosto simpático passará a ser de uma avó vaidosa, que oferecerá com toda a simpatia um cacho que agora está bem mais maduro.

Esta ramada é de respeito e vai ser necessário muitos braços para a vindima, será que é com este pessoal que se vai fazer? duvido, pois a pose parece ser apenas para a foto, mas ficaram muito bem.

Falemos das nossas videiras, as rasteiras, que se alindam com os cachos maduros que prometem um bom vinho. Este ano apenas as boas uvas conseguíram vencer o "míldio" e o "oídio" pois o ano foi de muita humidade e algum calor, coisa que não é favorável a videiras.



Uma trabalheira mas que vale a pena ao observar esta beleza de cacho dourado de maduro, sente-se o prazer do dever cumprido. A Paga é esta doçura que se desfaz na boca e que belo festival dá ao palato, ou se vai desfazer no lagar e dará um óptimo néctar de aromas de acordar o morto.
As vindimas continuam.


At Ento

8 comentários:

Anónimo disse...

ouou
at tento, je vais ecrire en français puisque mon portugais est mal ecrit
vous n'avez pas le droit de laisser mourrir ce petit coin qui est pas sa splendeur de ses ecris, de ses photos et de tout les commentaires de nos amis.
ce blog qui par chaque phrases et photos nous emmenent par nos pensees vers notre petit village qui est tout simplement Parambos.
vous devez encore et encore nous éblouir et nous faire rêver à nos prochaines vacances et venues par vos mots, par vos envies, tout simplement nous parler de Parambos et des gens de là bas.
je vous embrasse de toute mon amitié.
Comme dirais tout les amis d ici.

FORCA SPORTING, FORCA PARAMBOS e FORCA ATENTO

christina

at ento disse...

Olá Christina.
Podes sempre escrever como melhor te der jeito, mas nós por cá já estávamos habituados ao teu modo.
Que tudo esteja bem contigo e com toda a família.
Nós por cá vamos continuar a falar de Parambos que tanto amamos e das vitórias do nosso Sporting com que nos identificamos.
E a receber com toda a simpatia todos os que nos visitam aqui. pois este cantinho nasceu para isso.
Saudações com amizade sempre verde.
At Ento

monge e eremita disse...

Olá amigo At Ento

Mas que bela ramada e que belos cachos tu apresentas aqui! Realmente, toda a trabalheira que uma videira dá, acaba por ser recompensada quando, no dia da vindima, vemos esses deliocosos cachos e no lugar, vemos ficar as pernas a escorrer todo aquel mosto que se há-de transformar no precioso néctar.
Que as vindimas continuem e nos regalem com toda a sua alegria.Saúde!

Abraço

monge

at ento disse...

Olá Monge.
Longe vão os tempoe em que as vindimas eram um concertos de cantorias, que as vindimadeiras entoavam ao som do pega e pousa cesta, agarra, corta e larga, o cacho, e assim de videira em videira de cantoria em cantoria se ia alegrando o dia.
Hoje tudo se faz ao ritmo da hora pois tempo é dinheiro...
mas as uvas ainda são o que eram.
Um abraço.
At Ento

Blue Eyes disse...

Um beijinho muito especial à Paula e toda a felicidade do mundo para o bebé que "aí vem". As uvas até vão ter outro sabor.
Excelente 'post' caro amigo... mais uma vez obrigada pela partilha.

Helder Seixas disse...

Parabéns aos novos Papás e aos avós pela sua nova Princesa. Beijinhos do Helder, Xana e David.

ju disse...

Parabéns aos papás, aos avós e à tia mais babada que eu conheço, pelo nascimento da Ana Rita.
Um abraço a muitas felicidades

Anónimo disse...

Felicidades a Paula, marido e filha. Esperamos que tudo corra bem. Muitos beijinhos para os novos pais e familia Rebelo. Ceù e familia, Flora e filha. Paris