19 outubro 2007

Cenas de uma pisa em Parambos


Vamos hoje falar, mostrando a pisa das uvas em Parambos, coisa, já quase, rara de ver.


Podemos apreciar como a tradição se vai mantendo e há sempre alguém mais novo que quer aprender participando, desta forma se vai passando o gosto pelo fazer antigo.


A pisa na nossa terra sempre foi coisa de homens. Era um trabalho forçado, pois era feito ao fim de um dia de trabalho árduo das vindimas e a pisa eram quatro longas horas em que o cansaço e o sono minavam mas o ritmo de um, dois, esquerdo, direito, um, dois... tinha de se manter. Valia o intervalo e a sardinha frita sobre o pão e o respectivo copo de vinho para acordar a vontade de continuar a pisar.

Hoje faz-se quase que brincando, pois só se faz para casa. Neste caso podemos almejar beber um copo na Taberna do srº André, pois dele é esta pisa.


Só para comparação mostramos como em outros locais se trata de forma diversa as uvas com a mesma finalidade: dar uma boa pinga. Esta cena passa-se no Alentejo, em Mourão, na Adega Velha.


Aqui, os bagos de uva são esmagados e metidos neste potes/talhas onde vai fermentando durante meses. Todos os dias se mexe até deixar de subir, o que acontece lá para Novembro, depois as uvas descem para o fundo da talha limpando o vinho que assim fica pronta a beber ou a engarrafar
As fotos da pisa de Parambos foram-nos enviadas pelo nosso conterrâneo Eduardo, que até ficou mito bem nas foto, agradecemos-lhe a contribuição e partilha destes momentos

At Ento

5 comentários:

Helder Seixas disse...

Boas, cá temos nós a certeza que quando formos a taberna do Sr. André temos uma "pinga" da casa para beber, ainada por cima com o trabalho dos da casa, coisa cada vez mais rara de se encontrar.
Saudações Leoninas,
Helder

daniel disse...

Isto é o que se chama uma verdadeira pinga caseira, só com "pé de obra" da casa!
Um abraço para todos,
Daniel

Nuno disse...

Saudações leoninas à melhor aldeia de Portugal.

Viva o Sporting Clube de Portugal.

jl disse...

Estava a pensar ver aqui a reportagem do Fátima! O que aconteceu estão tristes? Ou será que pensaram que foi milagre. Não foi milagre não foi falta de sabedoria....

Anónimo disse...

Depois da noite de ontem...Só uma bela pinga para esquecer...
Sporting! SEMPRE!
Um abraço. Ujo Minhoto