23 fevereiro 2007

Amendoeiras em Flor, em Parambos

Hoje vamos falar de Amendoeiras.
As amendoeiras são umas árvores que estão por ali, nos terrenos onde se colhem batatas, ou nas vinhas velhas junto às paredes, ou encaixadas nos olivais. Começam por nos chamar a atenção no mês de Fevereiro. E quando uma amendoeira nos chama a atenção, todos nós observamos um espectáculo magnifico que se repete para nosso prazer.

Prazer? Sim! é isso. Estamos a falar das flores de amendoeira, estas flores especiais que são das primeiras a sussurrarem-nos novas da Primavera. As primeiras a darem a certeza de que o ano começa neste ciclo e o Homem pode agora ver os trabalhos dos campos com mais luz.

Mais luz e este tom rosado que parece enrubescer quando as fitamos, como que surpreendidas nos seus pensamentos íntimos que despertam com a promessa de novos frutos.

Frutos que se gerarão neste emaranhado e formoso dossel colorido que nos convida a pensar a vida e a sentir o bailado das abelhas que gulosamente sugam o primeiro néctar que dará o primeiro mel que só pode ser bom.

Bom será parar sempre para ver o que está mesmo à mão de admirar, e sentir que a natureza é soberana em beleza e pródiga em abastança, como tal lhe devemos toda a atenção pois dela depende a nossa sobrevivência.

At Ento

9 comentários:

Helder Seixas disse...

Boas, antes de mais os parabéns por mais uma viragem nos 5000 visitantes, penso que se trata de uma marca significativa e simpática para a idade do blog.
Relativamente as amendoeiras temos mais um magnifico exemplo do que a "mãe natureza" nos pode oferecer da sua beleza. Parabéns, Helder

Xo_oX disse...

Bonitas fotografias das amendoeiras em flor. Elas anunciam uma explosão de côr que detro de pouco vai ter lugar. Cá estamos At entos...
Um abraço

E-Bunny disse...

Olá querido amigo Atento!
Que saudades, meu amigo! Que saudades me deixaste com estas fotografias. Saudades dos bons tempos em que percorri maravilhada a bela estrada que ladeia o rio Douro, desde a Régua até São João da Pesqueira. Viagem que me deixava em extase quando feita na época das amendoeiras em flôr!! Oh alegre melancolia...
É um espectáculo da natureza digno de ser apreciado por todos...e que eu vivamente recomendo!
Mais uma vez obrigada, meu amigo!

Saudações Floridas

E-Bunny

Atento disse...

Olá Helder.
Estamos já para além do bonito número cinco mil, já vamos fazendo a tradição de comunicar entre todos num espaço tão nosso e dos nossos amigos, que para nós é o melhor do mundo. É a nossa natureza, verde e sempre com esperança de melhores dias e eles estão num simples arranjo de flores naturais.
Saudações e um abraço.
At Ento.

Atento disse...

Olá Xo_oX.
Belas palavras as tuas. São uma homenagem às flores de Amendoeira, pois elas são nesta época as heroinas da beleza. Felizes os que podem gozar este espectáculo todos os dias numa Vila Flor(ida) que tu tão bem a desvendas para nosso recreio e inspiração.
Aquele abraço.
At Ento

Atento disse...

OLá Cara Amiga E-Bunny.
Não sei se reparaste mas as flores coraram com as tuas elogiosas palavras.
Tu és mesmo especial, pões tal elogio nas coisas simples que elas adquirem uma harmonia nas palavras que transpiram saudade. A saudade, dizem egoisticamente que é potuguesa, mas eu acho que sem o conceito saudade a humanidade não evoluía. Só quem sente saudades é que viveu realmente.
E já viveste percursos que são um passadeira de luxo para quem tem tempo para mirar, gostar e recordar, da Régua a S. João da Pesqueira é defacto muito bonito. (embora nós achamos que a ladeira que sobe do Douro e do Tua a Parambos é mais bela)Hé Hé Hé.
As nossas saudações com amizade renovada.
At Ento

Anónimo disse...

Continuam belas as nossas paisagens. Na Primavera ainda é mais belo são as amendoeiras e as mimósas do Cabeço os malmequeres nos campos verdejantes etc.....
E desta beleza se faz Parambos.

E-Bunny disse...

Olá Atento, meu caro amigo!
As flores da amendoeira podem ter corado com as minhas palavras...mas agora sou eu que coro com as tuas!
Muito obrigada pela gentileza...
Não sei se sou especial, mas gosto de me descrever como uma "mocinha rústica"...hehehe! Sou uma pessoa com um gosto sincero e afincado pela natureza, pelas culturas e tradições (principalmente as do
nosso país), pelas coisas simples da vida e, muito especialmente, pelo sentimentos e pelas emoções. E, deixa-me que te diga meu caro amigo, a amizade é uma das qualidades humanas que mais aprecio...
Quanto à ladeira que sobe do Douro e do Tua a Parambos...vou ficar à espera para ver, agora que aguças-te a minha curiosidade!

Saudações com amizade

E-Bunny

jl disse...

Parambos tem na verdade paisagens que são um espetaculo.

Ei tenho estranhado os comentarios dos Bloguistas/Bolistas Miguel e Daniel! Pois é eu bem que avisei...
Um abraço solidario para eles e vamos esperar com paciênçia....