21 fevereiro 2007

Um Ponto de Observação.

Hoje vamos falar de um ponto de observação especial.
O ponto a que nos referimos situa-se na "Costa", entra a "Presa" e a "Canellha".
Para quem visita e não conhece a zona, diremos que a Presa é uma fonte de água corrente fria no Verão e tépida no Inverno. A Canelha, é um caminho rural que começa na aldeia de Parambos e desce em direcção ao lugar de Castanheiro do Norte. A Costa, é assim que se designam os terrenos que ficam na encosta de Parambos, virada para o rio Tua.
Tudo isto para explicar, que este ponto é uma autêntica janela sobre o vale da Santa Marinha, e o Rio Tua lá ao fundo, mas do outo lado do rio podemos abservar Safres, S Mamede de Riba Tua, Alijó e bem ao fundo no horizonte o Marão.
Aqui é normal ver passeantes parados a ver o paisagem e a fotografar ou simplesmente estar.


O porquê desta paragem neste ponto é que foi um dos poucos onde se podia observar o lugar exacto do acidente que aconteceu na linha do Tua. Na foto abaixo está assinalado a vermelho o lugar onde se encontra a carruagem acidentada.

O lugar assinalado pertence a fraguesia do Castanheiro do Norte, a aldeia que se vê do lado esquerdo da foto, espraiada pela encosta encimada pela Capela do Senhor da Boa Morte e a igreja paroquial de S. Bráz.

Fica o registo deste acontecimento, que fará parte da linha do Tua, por razões dramáticas, e deste lugar onde pessoas vindas de longe o procuravam para ver com binóculos, ou a olho nu o desenrolar dos acontecimento, como o evoluir dos helicópteros.

At Ento.

9 comentários:

E-Bunny disse...

Olá querido amigo Atento.

Assim não vale...acabo eu de agradecer os tão honrosos elogios que deixaste no meu blog, e logo me deparo aqui com estas excelentes fotografias, de tão maravilhosas paisagens! Isso é batota...é só para fazer inveja, confessa?
Mas atenta...meu querido amigo Atento: a vingança será terrível...hehehe!
Muito obrigada meu amigo.

Saudações Observadoras

E-Bunny

Helder Seixas disse...

Fantasticas estas imagens, pena que não sejam só pelas razões que lhe reconhecemos de beleza natural.
Mas a paisagem é sem sombra de dúvida das mais belas que podemos encontrar antes da chegada a Parambos. Parabéns mais uma vez Atento, pela diversidade de temas abordados. Helder

sofia m disse...

Subscrevo o que disse o Helder. Acrescento só que é lastimável que os decisores do nosso país se esqueçam de que nestas belas paisagens vivem (e morrem) pessoas, e que as medidas de urgência (helicópteros, hospitais de campanha, bombeiros, etc.) ficam sempre mais caras, em todos os sentidos, do que as medidas preventivas dos acidentes.
Um abraço.

Blue Eyes disse...

Palavras para quê...as imagens dizem tudo...o nosso querido Trás-os-Montes!Esquecido e longe de tudo, mas amado pelos seus "filhos" que estão sempre à espera do regresso!

Aproveito para dar um olá ao Hélder e espero novidades do grande dia!

Bem vindo Atento, depois de uns breves dias de repouso!

Atento disse...

Olá.
Saudamos este belo naipe de amigos bloguistas.
Só mesmo aqui se encontra um naipe assim. E-bunny, Helder Seixas, Blue Eyes e Sofia M, com aquelas palavras que estimulam os mais desatentos.
só nos podemos sentir bem nesta pele e neste lugarinho observando e fruindo estes mimos que nos estimulam a estar ainda mais atentos.
Um abraço do tamanho do mundo para Vós com a nossa humilde gratidão.
Hoje estamos lamechas?
hé! hé! hé.
At Ento

Anónimo disse...

Passei pelo blog e gostei, vou visitar mais veses, tal como a paisagem que foi colocada, um dia no proximo verão irei dar uma volta com a familia para esses lados.Parabéns.

Atento disse...

Olá Caro Anónimo.
Saudamos a visita com agrado, pois se prometes voltar é porque há algo de interesse e esse é o nosso objectivo.
Sê bem vindo e nós estaremos sempre por aqui.
Saudações.
Atentamente.
At Ento

Anónimo disse...

Como tem belas paisagens a nossa terra: É do Cabeço, do Chouriço, da Costa, da Fonte Nova, seja de onde for temos sempre belas paisagens em Parambos. Só é pena estas estarem aqui pelo acontecido o que lamentamos a morte de 3 vidas ainda jovens. 120 anos depois da inauguração deste troço de linha entre o Tua e Mirandela aos dias 12 de Fevereiro do ano de 2007 se deu este trágico acidente é a vida feita de alegrias e tristezas.
Um abraço amigo.

Lektor disse...

Já foi tudo dito, mas não custa dize-lo novamente: Parambos tem das melhores vistas panorâmicas. O nosso olhar só pára no Marão, a 100 km. A localização da nossa aldeia, bem no limite de uma área de planalto, permite ver os vales escavados por todos os afluentes do Douro, de que se destaca o Tua.
Como também já foi dito por vários bloguistas, é pena que um património destes não seja aproveitado convenientemente. A linha do Tua está aí para o provar.
Cumprimentos para todos,
Lektor.