17 fevereiro 2007

Que viva o Carnaval

Hoje vamos partir para o CarnavaL.
Começamos a falar deste tema com uma imagem tirada num terreiro que todos conhecemos. Lembram-se?


Claro que no Norte este periodo é mais dedicado ao ENTRUDO, mais trapalhão, e mais de pregar partidas, As máscaras são grotescas com que se pretende exorcisar ou despertar os pecados da juventude.

Modernamente outras caras/máscaras vão aparecendo no carnaval que se festeja mundialmente. Sinais dos tempos e da globalização da animação.

A tradição ainda é o que era quando se faz por ela. Assim as máscaras chegam-nos desde os primórdios dos tempos e a sua plasticidade ultrapassa o carnaval e passa a ser uma forma de arte em que se exprimem culturas. Os Caretos de Podence ou as máscaras africanas são um ponto alto dessa expressividade.

Vamos pois deixar o tempo e o espaço para o Entrudo se divertir.
Voltamos a encontar-nos por aqui quando a Quaresma bater à porta.

Bom Carnaval...!


Atentamente.
At Ento.

9 comentários:

Blue Eyes disse...

Eu nem me quero lembrar da Festa dos Bombos do ano passado..."açambarcada" por umas falsas brasileiras...tanto tempo de espera!!Mas isso são outros carnavais...e este que seja festejado com toda a folia. O seu a seu dono...festa dos bombos...Bombos!Carnaval...pronto que venham as brasucas.
Já que é Carnaval e não se costuma levar a mal..peço desculpa pelo desabafo..

E-Bunny disse...

Olá meu caro amigo Atento.

Atento e sempre à frente...não é verdade?
Ainda mal estamos no Carnaval e já sai com outro explêndido artigo sobre essa festa onde...pelo menos uma vez por ano...podemos ser nós mesmos sem niguém nos levar a mal!
Já estou como a nossa amiga Blue Eyes: que venham as brasileiras (e os brasileiros já agora), com pouca ou sem roupa, que venham os bombos, que venham os cabeçudos...e tudo o que mais houver!
Bom Carnaval para todos os Paramboenses Sportinguistas, demais transmontanos...e restantes portugueses!

Saudações Carnavalescas

E-Bunny

Helder Seixas disse...

Votos de bom carnaval para todos os foliões, Helder

Patty disse...

Como é que nos poderíamos esquecer daquelas moças tão jeitosas... e do grande tombo que uma delas deu! Vinha atrás um rapaz da escola de samba a comentar muito descontraídamente - "caiu uma? Deve ter sido a minha mãe..." ainda bem que a senhora não se magoou.
Esperas à parte até que foi divertido! Mas os nossos tradicionais caretos são-no muito mais. É pena algumas tradições se irem perdendo. Não sei se o Sr. Manel do bairro ainda se mascara, mas foi um que me ficou sempre na memória.
Bom Carnaval para todos

jlc disse...

Estava á espera das imagens do Sporting! A imagem da bailarina foi do carnaval de Parambos em 23 de Agosto do ano de 2006.
Bom carnaval.

mmm disse...

Carnaval é no brazil na minha terra é o entrudo
um bom entudo para todos os Paramboenses que comam uma boa orelhiera e umas patinhas de porco cozidas com umas batatinhas acompanhadas com uns grelinhos e regadas com um bom vinho novo

Anónimo disse...

já agora aproveitemos todospara tirar a máscara..

Blue Eyes disse...

Curiosa observação...o post anterior...vinda de alguém "anónimo"!
É piada de Carnaval... :)

Atento disse...

Olá Caros foliões, visitantes nesta época de máscaras.
É verdade que em Portugal o "Entrudo" é o nome correcto para o que agora se denomina de "Carnaval". Mas quem o chama assim? temos de estar atentos e actulizados, sem deixar de ter um pé no antigamente para recordar e manter as memórias, mas festejando o "Carnaval" até fora de horas, como foi em Agosto na Tradicional Noite dos Bombos (cuja tradição remonta ao século passado). E como o recorda a Patty, essa noite já tem memórias para recordar na "queda" da matrona que folgava sambando no nosso terreiro.
Como sabemos, os Paramboenses, este ano não Entrudamos nem carnavalemos, por solidariedade com a dor e luto de uma família que viveu um momento de partida de um seu ente querido, que lamentamos profundamente.
Guardamos as máscaras para a próxima temporada.
Saudações com amizade.
Atentamente. At Ento