10 novembro 2007

O "PINOCRO" da Castareja, em Parambos

Hoje falamos de património: O "Pinocro" como vulgarmente as gentes de Parambos lhe chamam ou então, o Telefe.


Encontra-se situado no lugar chamado Castareja, mesmo no cimo do monte de verdes pinheiros, com vista plana para o vale do Douro.



É uma obra imponente, que parece sempre ter estado por ali, no lugar que soa a "Castro" Castareja, e não longe daqui, logo ali em baixo, está um conjunto de pedras trabalhadas, com inscrições de vários formatos.



Por este lugar deve ter muita história para contar. Daqui se mira todo o Vale do Douro e os belos por de sol que pintam o horizonte.


Neste enquadramento podemos adivinhar o sol a baixar num belo alinhamento com este local
É um belo passeio a fazer e desfrutar da serenidade deste lugar, faz bem à saúde e ao espírito.
At Ento

7 comentários:

JP disse...

Eu já estive lá, não é pinocro, nem talefre muito menos um castro. Este foi em tempos um marco geodésico de 1ª categoria que foi desactivado e agora substituido pelo marco da Fontelonga.

Anónimo disse...

PINOCRO? SPORTING - 0 / BRAGA - 3

at ento disse...

Olá caro JP.
A tua explicação é muito oportuna, pois nem todos sabiamos isso. Claro que não quizemos dizer que era um castro, apenas abordamos a semelhança entre o nome do lugar e as marcas que por ali há. É contudo um lugar optimo de passar e fruir o monte e a paisagem.
Saudações com amizade.
At Ento

at ento disse...

Olá caro Anónimo.
O futebol tem destas coisas, não é agradável mas dizem que lhe dá o sal...
Esperamos sempre melhores dias.
Saudações verdes com amizade.
At Ento

Xo_oX disse...

sei que não é um bom momento... paciência...
Há tempos que não vou ao Pinocro. Claro que o lugar tem história. Se o Pinocro não passar de um marco geodésico desactivado, o mesmo já não direi da designação Castareja e muito menos das insculturas no granito não muito longe dali. Estão sinalizadas? São milhares de anos gravados nas rochas...

at ento disse...

Olá caro amigo Xo_oX.
Pois! há momentos assim! mas a esperança continua verde desde a concepção.
O Pinocro, que nem parece ser um marco desactivado, lá continua imponente e solitário à espera do Milhafre, do Gato bravo ou de Esquilo que parece gostar de andar por ali.
As Marcar Rupestres estão sinalizadas, o caminho que andaram a abrir para lá chegar é que está todo cheio de mato e quase intransitável. A manutenção é um problema...
Um abraço com as nossas saudações amigas.
At Ento

Anónimo disse...

Olá, descobri esta página devido a uma pesquisa que estava a fazer na net. Acontece que coloquei um video no Youtube sobre o menir de luzim e as suas gravuras rupestres e encontrei grandes parecenças com o "Pinocro". Parambos é uma freguesia de Carrazada de Anciães acho (?), pode ser que apareça para comprovar as parecenças. Um grande abraço e obrigado.

PS: Já agora vejam no Youtube:
Menir e gravuras rupestres de Luzim