20 abril 2008

Do Baú das memórias. Um dia de festa

Hoje fomos ao Baú e retiramos de lá quatro momentos de uma procissão. Dos tempos em que as procissões tinham ar de pompa e circunstância o que dava um certo ar de gravidade ao acto.


Serve também para recordar um pároco que o foi durante vários anos, o padre Armindo.


E os andores que nesta época teimavam em sair decorados com as coisas nossas, os da capela de S. Pedro e a Senhora de Fátima.


Também ainda saiam os meninos das cruzadas, que alinhavam na procissão, abrindo o cortejo.


A chegada à igreja depois do passeio do Padroeiro.
Fica o desafio de recordarem o ano e quem são as crianças das cruzadas. Para além de podermos recordar outras pessoas ficaram nas fotos.
At Ento

24 comentários:

eduardo disse...

Hoje ao contrário de outros dias estamos negros de tristeza. Mas que tristeza, perder com o ultimo da liga e ainda pra mais uma derrota tão pesada. O Leiria não é o beinfica, é muito melhor e melhor que o Sporting.
Por este andar nem vamos ficar em 2º lugar e muito menos ganhar a taça.

Saudações Leoninas

eduardo disse...

O meu palpite sobre o ano desta festa é 1988.
Na 1ª foto, os que levão o Pálio são o Vitor Miranda, Sr. Floriana Carvalho, Sr. João Trigo, Sr, Luis Castro, o Irmão da Lidia charula, o outro não sei quem é.

Na 2ª foto reconheço a Laura, a Erminia e a Sra. Adelaide Gomes,

Na 3ª foto só reconheço a Sofia Miranda, O Dr. Paulo Trigo. Na cruzada, o Rogério e o Bruno Miranda.

Na 4ª foto estão os do Pálio, o Sr. Padre Armindo, o Sr. Carlos Gonçalves, o Sr. Duarte e a banda do Vilarinho.

Saudades desses tempos.

Anónimo disse...

Apesar de não fazer parte do comentário apresentado, comento aqui a pesada derrota dos verdes.
Eu bém que avisei para não viverem de euforias não percebem nada de futebol então ainda não viram que este Sporting não sabe jogar futebol. A aldeia a que se lembraram de chamar aldeia mais verde de Portugal está preta. E com esta para quem não sabe aqui fica o resultado: U. LEIRIA - ULTIMO CLASSIFICADO 4 - SPORTING CLUBE DE M. 1. Guardem os foguetes e conservem-nos bem porque senão com os anos podem-se estragar. Como Sportinguista que sou e que sei ver futebol aqui deixo na minha opinião a classificação final do campeonato por serem as equipas mais regulares: 1º Porto, 2º Guimarães, 3º Setubal, 4º Benfica, 5º Sporting.

JL disse...

Os lagartinhos estão tristes coitadinhos. Gastaram a euforia na Quarta. Se pensaram que o Leiria lá porque é ultimo classificado era fácil enganaram-se e levaram 4 secos...

at ento disse...

Olá caros bloguistas amigos e conterrâneos.
No que toca a resultados... isto é puro futebol não aconselhável a cardiacos.
Está bom de ver que não temos motivos, hoje, para festejar. Mas como verdes que somos a esperança acompanha-nos sempre.
Saudações com amizade.
At Ento

at ento disse...

Olá Eduardo.
Tens boa memória destes tempos em que a sede da junta ainda andava em obras.
Acertaste em todas as identidade.

Saudações verdes com amizade.
At Ento

MM disse...

Venceram os melhores. Coitadinhos dos lagartinhos estavam cansados ou será que ganham demais e só se preocupam com o vencimento no final de cada mês. Que ponham os olhos no Boavista que afinal de terem ordenados em atraso e em vista de o jogo não se realizar em campo deram tudo que tinham e ganharam. Este Sporting não tem treinador nem Direcção resumindo FALTA DE LIDERANÇA. "LEIRIA 4 SPORTING 1"

Anónimo disse...

Desta vez não tomaram o chá da 2ª parte no balneário. Esquecem-se que os jogos têm 90 minutos depois dá no que dá

Anónimo disse...

O Dr. Paulo Trigo não está em nenhuma foto. A quem identificam como Paulo Trigo é um Senhor de Misquel

Anónimo disse...

Sporting!!!!!!!!!

Anónimo disse...

A data deste envento não é 1988 mas sim 1990. em 1988 ainda não existia o Café Oásis como indica a placa. O dia da sua abertura e inauguração foi a 24 de Agosto de 1990 por isso a placa a indicar Café

Anónimo disse...

Coitadinhos do jl e do mm que são lampiões.

É bem verdade que o Leiria não é o benfica mas sim muito superior.

Anónimo disse...

O anónimo que se diz SPORTINGUISTA deve ser lampião e envejoso por não ser de PARAMBOS.

Ser de PARAMBOS e SPORTINGUISTA não é para qualquer um.

Anónimo disse...

Estou de acordo com o ultimo anónimo...sporting sempre

Anónimo disse...

Antunes
saudações leoninas a todos sportingistas e amigos

Anónimo disse...

estas fotos têm datas diferentes

Beto disse...

Já parece que este blog passou a ser um blog de insultos pelos comentários que li aqui em que nada falam deste belíssimo baú das nossas memórias. Se na verdade é um Paramboense que gosta da sua terra então identifiquem-se com os nomes pessoais e não se escondam em iniciais e anonimatos para virem para aqui falar mal e insultar, e vamos todos aqui falar e comentar tudo aquilo que é nosso e nos é querido.
Saudações

JL disse...

Quando não queremos que ninguem nos conheça tapamos a cara.

mm disse...

Caro Atento aconselho-o a ir ao baú das memórias e rever as data destas fotos em que de facto as fotos têm datas diferentes 87/88 e 90 e não só 1988 como aqui foi referida pelo Eduardo com confirmação errada do desa-atento.

at ento disse...

Olá caro MM.
Podias ser mais claro e elucidares a nossa plateia que é grande, e te agradeceria o incómodo. Este espaço, como já deves ter percebido, é de partilha entre pessoas que se orgulham de ser de Parambos. Se cada um tem algo de interesse que enriqueça as nossas memórias façam o favor de partilhar com agrado e simpatia, vais ver que não dói e a vida terá outro brilho.
Que a amizade ilumine os espíritos. Saudações.
At Ento

Anónimo disse...

Boas
Antes de mais gostaria voltar a dar os meus parabens ao AT Ento pelo excelente trabalho que tem feito em manter este blog vivo,pois é necessaria muita imaginação para o fazer e bem feito na minha humilde opinião,depois parece que há sempre alguem pronto a criticar a dedicação dos outros,ao menos tenham respeito(para não dizer outra coisa) e identifiquem-se, dêem ideias do que gostariam de ver aqui falado,estou certo que o At Ento iria gostar,Deus que é Deus não agrada a toda a gente...mas só vai á missa quem quer.

Fiquem bem

João Rebelo (Beto)

Vinho Verde disse...

Não podia concordar mais com o anterior comentário... os mm, jl e afins que tanto apregoam que não se fale do sporting, aproveitam um cenário das festas de Parambos que nada tem a ver com futebol para falarem de quê? Do Sporting , claro... "Quem desdenha quer comprar" deve ser um ditado que lhes assenta como uma luva todos os dias. Coisa feia a inveja...
As fotos são-me muito familares, mas não consigo precisar o ano a que pertencem. Mas seja ele qual for o importante é que aconteceu e fazem parte do nosso Baú de Memórias.
Bem hajas Atento, por estas recordações.

Anónimo disse...

O vinho verde a que tem toda a razão... comprimemtos a todos que visitam este blog pricepalmemte ao AT ENTO

at ento disse...

Olá caros conterrâneos bloguistas e amigos. Vinho Verde diz com palavras tão límpidas que se faz luz, claro que concordamos plenamente com a sua simpatica opinião.
Quem escreve assim merece um brinde de madurinho, com espirito Verde, claro!
Saudações Verdes com amizade.
At Ento